(Campo Grande-MS) - Diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região participaram ontem (19) da inauguração do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) que atuará pela saúde do trabalhador.
Campo Grande e outros 16 municípios da microrregião de saúde passam a contar oficialmente, com o Cerest, que contribuirá ativamente para a promoção da cidadania e melhoria das condições e das relações de trabalho, de forma interinstitucional e intersetorial, agindo sobre os determinantes, sob perspectiva da vigilância em saúde do trabalhador. A solenidade de inauguração da unidade contou com a presença de autoridades e colaboradores da Rede Pública de Saúde do Município.
Abrangendo os municípios de Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corguinho, Costa Rica, Figueirão, Jaraguari, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel d’Oeste, Sidrolândia e Terenos, o Cerest Regional de Campo Grande/MS tem por função dar subsídio técnico para o Sistema Único de Saúde (SUS) nas ações de promoção, prevenção, vigilância, diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, com prioridade para as populações do campo e da floresta, como preconiza a Portaria GM/MS n. 2.978, de 15 de dezembro de 2011.
Presente à inauguração do Cerest Regional Campo Grande/MS, o assessor da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga destacou o foco da atuação dessas unidades. “A transversalidade das ações em saúde do trabalhador compete a todos nós. O Brasil enfrenta um enorme desafio no sentido de reduzir o número gigantesco de trabalhadores que são afastados das suas ocupações por causa de doenças e acidentes. O Cerest vem para auxiliar e ajudar a combater esse mal. O maior problema enfrentado hoje no país é que não existe a cultura da prevenção de saúde. O paciente chega para atendimento no SUS e o atendimento não consegue filtrar se o problema apresentado é decorrente do ambiente de trabalho. A maioria dos profissionais não consegue distinguir. O Estado de Mato Grosso do Sul está, em relação aos demais Estados, avançado, já que de 2005 a 2007 conseguimos capacitar 50% dos agentes comunitários para a questão da saúde do trabalhador. É preciso haver uma qualificação para que seja feita a atenção primária, o acolhimento quando o paciente chega na unidade com alguma queixa. Temos a certeza de que o Cerest da microrregião de Campo Grande executará ações para reduzir a raiz do problema. Quatrocentas pessoas morrem por dia no Brasil devido a causas externas. Tivemos 500 mil mortes por decorrência de doenças cardiovasculares. A terceira causa de afastamento registrada pela Previdência é por problema em saúde mental. Todos esses problemas podem estar relacionados ao ambiente de trabalho e se houver uma atenção integral neste sentido iremos avançar muito”, defende o representante do Ministério da Saúde.
O Cerest da microrregião de Campo Grande/MS está pautado nos princípios da Administração Pública e do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem a finalidade de ser reconhecido nacionalmente como um polo irradiador de conhecimentos técnico-científicos e de ações de vigilância em saúde do trabalhador. Segundo a coordenadora da unidade, Débora Renata Mendonça de Moraes, esse objetivo será atingido por meio de ações de promoção e prevenção junto a esses municípios. “O Cerest vai capacitar os profissionais que atuam nas unidades que realizam atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é capacitar as equipes que fazem o atendimento a fim de que o profissional tenha condição de, no momento do acolhimento do paciente, fazer a relação do problema apresentado com o ambiente de trabalho em que essa pessoa vive o seu dia a dia. Com esse levantamento em mãos teremos condição de intervir nas empresas e nos locais de trabalho para prevenir outros trabalhadores dos mesmos problemas”, explica Débora.
A solenidade de inauguração do Cerest da microrregião de Campo Grande/MS contou com a presença do Procurador Regional do Trabalho, Hiran Sebastião Meneguelli Filho; do presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul – Fetems, Roberto Botareli; da Coordenadora do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador de Mato Grosso do Sul – Cerest MS, Veruska Lahdo; Élio Gomes Sandin do SEEB-CGMS e da Cist-MS; do Assessor da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Manoel Perusso Veiga; da Coordenadora da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde, Giani Alvarez; Diretora de Vigilância em Saúde da Sesau, Dra. Márcia Dalfabro; do Sercretário Adjunto da Sesau, Dr. Victor Rocha; do Representante do Ministério da Agricultura, José Carlos Cellos; da Representante da Fiocruz, Sandra Leoni; do representante da Fiocruz Rio de Janeiro, Doutor Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos, entre outros.
Equipe:
Coordenadora
Débora Cardoso Mendonça de Moraes
Técnicos:
Elenice Cardoso Mendonça
Enelita Maria Mazon
José Carlos de Souza Lauretto
Marcos Antonio Rodrigues
Shalimar Martins Vasconcelos Filiú
Administrativos
Augusto Fernandes Elói
Eliane da Silva Texeira
Delfino José da SIlva
Sérgio Araújo Landô
Serviço:
Cerest Regional de Campo Grande/MS
Endereço: Rua Sergipe, nº 402 - bairro Jardim dos Estados
Telefone: 3301-4334
Fonte: Seeb/Campo Grande-MS