Belém PA - Na tarde desta quinta-feira (20), o Sindicato dos Bancários do Pará, a Contraf-CUT, Fetec-CUT Centro Norte e Afbepa entregaram a minuta de reivindicações 2015 do funcionalismo do Banpará à direção do banco, documento este que foi construído democraticamente e aprovado por unanimidade durante o 7º Encontro dos empregados do banco.
Além da entrega das minutas geral e específica, as entidades sindicais assinaram com o banco o ajuste preliminar ao Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2016, documento este que ressalva todas as cláusulas do acordo vigente até a assinatura do novo.
Agenda – As negociações específicas com o Banpará começarão no dia 27/08, e a segunda rodada ocorrerá no dia 08/09.
Além disso, foi reivindicada a presença da CUT na mesa de negociação, proposta que foi aceita pela direção do banco.
A categoria foi representada na solenidade pela presidenta do Sindicato dos Bancários do Pará, Rosalina Amorim e pela diretora Érica Fabíola; pelo secretário de organização da Contraf-CUT Carlindo Abelha; pela diretora da Fetec-CUT/CN Vera Paoloni e pela presidenta da Afbepa Cristina Quadros.
Durante a entrega da minuta, a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim ressaltou que “esperamos que o processo de negociação transcorra de forma positiva e propositiva, e que as reivindicações da categoria sejam atendidas no que diz respeito a melhores salários, melhores condições de trabalho, mais segurança e igualdades de oportunidades”.
A diretora do Sindicato, Érica Fabíola, afirmou que “o Sindicato intensificará as mobilizações e organização da categoria no Banpará, para que façamos novamente uma campanha forte, vitoriosa, com um acordo coletivo que sirva de referência para a categoria bancária nacionalmente, como tem ocorrido ao longo dos últimos anos, fruto da nossa luta”.
A diretora da Fetec-CUT/CN Vera Paoloni ponderou que “seja revisto o Aviso Circular 097/2015 que regulamenta a cláusula 38 do acordo coletivo, uma vez que o aviso circular restringe direitos e está confrontando o pactuado na mesa de negociação de 2014 e no acordo coletivo”.
O banco informou que o tema estará em debate nesta mesa de negociação, para se chegar a um entendimento sobre o assunto.
Fonte: Bancários PA