Notícias

home » notícias

20 de Outubro de 2014 às 15:57

20/10/2014 - Sindicato discute a FOPAG Belém com superintendente da Caixa


Sindicato reuniu com superintendente da Caixa para discutir a FOPAGO Sindicato dos Bancários do Pará reuniu na tarde do dia 16/10 com o superintendente regional norte da Caixa Econômica Federal, Evandro Narciso de Lima, para tratar sobre o ofício enviado pela entidade sindical ao banco cobrando providências para a sobrecarga de trabalho nas unidades da capital paraense após o convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Belém, para pagamento da folha salarial dos servidores municipais.

Os dirigentes sindicais alertaram ao Superintendente quanto a situação de extrema pressão e apreensão que empregados da Caixa estão passando por conta desse convênio e reivindicaram que a SR Pará solicite apoio para outras superintendências da região por meio de destacamento de empregados para reforçarem a estrutura de atendimento.

Em resposta à reivindicação de mais contratações, o superintendente alegou que foram realizadas 72 contratações e que estão previstas mais 36 contratações até o final de novembro, totalizando 108 contratações exclusivas para atender ao convênio com a PMB. 

 

Na ocasião o superintendente informou que o pagamento da folha de outubro ainda será feito pelo Itaú, o que dá um fôlego de quase 30 dias para a Caixa se planejar para atender esse público, que comporta um total de 26.882 servidores, sendo que 1.385 deles já eram correntistas da Caixa, e do restante, apenas cerca de 5 mil trabalhadores já receberam cartão do banco.

O Superintendente da Caixa também informou que três agências serão abertas em função da FOPAG, inicialmente funcionando como Unidade Transitória de Atendimento: Doca (já inaugurada), Bosque e Sacramenta, ambas com previsão para inauguração em 12/12/2014.

Além disso, o banco também garante que serão abertos três novos Postos de Atendimento: SEFIN, em 24/10 com 3 empregados; IPAMB, em 10/12 com 4 empregados; e Mosqueiros, em 12/12 com 5 empregados. A Caixa pretende ainda inaugurar uma Unidade Móvel de Atendimento para Belém no próximo dia 23/10.

O superintendente reconheceu que ocorreram falhas no planejamento e execução das ações relacionadas ao convênio, informou os ajustes que foram realizados no processo e se comprometeu a iniciar imediatamente o processo de negociação para garantir o apoio das outras SR's.


Superintendente apresentou as medidas que a Caixa pretende adotar para solucionar o problema da FOPAGOutras providências – A Superintendência da Caixa também pretende instalar 33 caixas eletrônicos em órgãos municipais e inaugura 15 novas lotéricas, além de mais 3 salas de auto atendimento, sendo que a única definida até o momento será no IT Center.

Sábados - O superintendente afirmou que não haverá mais trabalho aos sábados, exceto o que já estava mobilizado para o 18/10. Porém, o público que será atendido nessa data será restrito às secretarias de educação, saúde e aposentados/pensionistas, sendo que o atendimento ocorrerá de 8 da manhã até o meio dia, para que todos trabalhem dentro da jornada de 6 horas.

O Sindicato esclarece que abertura de agências bancárias eventualmente aos sábados é legal, desde que seja feito o pagamento das horas extras, que seja dada uma folga extra aos empregados, e que seja para atender uma necessidade pontual, ou seja, não se torne rotineiro.

Por fim, o banco se comprometeu em publicar um informativo aos empregados da Caixa informando sobre todas as ações e a estrutura prevista pare atender ao convênio com a PMB.

“A reunião com a superintendência da Caixa foi positiva, pois conseguimos repassar informaçᄉes sobre a pressão que os empregados estão sofrendo e a preocupação de todos com o período do primeiro pagamento dos servidores da Prefeitura de Belém, assim como pudemos apresentar alternativas para amenizar o impacto dessa situação”, afirma o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Heider Alberto.

“Nossa preocupação enquanto sindicato é com a garantia das condições de trabalho dos empregados e empregadas da Caixa. Estaremos vigilantes para que as medidas informadas pelo banco sejam de fato implementadas, para o bem da garantia dos direitos dos bancários e dos clientes e usuários do banco”, conclui a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.


Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas