Notícias

home » notícias

20 de Setembro de 2013 às 16:29

20/09/2013 - Greve dos bancários paralisa atendimento em Rondonópolis e em 4 municípios


Sindicato dos Bancários disse que adesão foi total e pretende manter a greve até que os banqueiros apresentem uma proposta

(Rondonópolis-MT) -Paralisação atingiu todas as agências da cidade, caixas eletrônicos são alternativa para clientes.


O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Região Sul de Mato Grosso (SEEB-MT) considerou positivo o balanço do primeiro dia da greve deflagrada em todo o país nesta quinta-feira (19). Conforme balanço divulgado no fim da tarde, a paralisação atingiu todas as agências bancárias de Rondonópolis e de outros quatro municípios da região. O movimento tem como principais reivindicações o aumento de 11,93% dos salários, contratação de mais agentes bancários, diminuição de metas abusivas e maior participação dos servidores nos lucros das empresas.

Em Rondonópolis não foram registrados incidentes nas 16 agências que aderiram ao movimento. Os bancários promoveram um ato público pela manhã e, até o fim da greve, deverão promover mobilizações diárias na Praça Brasil, no centro da cidade.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Sebastião Tavares, ainda nᆪo houve apresentação de proposta por parte da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e a greve continuará por tempo indeterminado.

"Estamos aguardando. Quando houver uma nova proposta cada sindicato realizará sua própria assembleia para definir se aceita ou não a sugestão apresentada. Por enquanto não há previsão de acordo e a greve continua", explicou Tavares.

O outro lado

Por meio de nota, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) argumentou que tem mantido um canal de diálogo aberto para a negociação com a categoria, mas que, "nos últimos anos, tem sido recorrente que as lideranças sindicais tenham um calendário próprio para deflagração de greve, independente dos espaços de negociação".
A Febraban orienta à população que precisa pagar contas a recorrer aos canais de transações financeiras como Internet, o banco por telefone, o aplicativo do banco no celular, além dos caixas eletrônicos e rede 24 horas, que ficam disponíveis em supermercados, aeroportos, shoppings, lojas comerciais e centros comerciais e também dos correspondentes, que estão espalhados por todo o Brasil.

Fonte- Seeb Rondonópolis e Região Sul de MT, Gazeta MT


Notícias Relacionadas