(Belém-PA) - A categoria bancária e os funcionários dos Correios realizaram uma passeata de greve pela Avenida Presidente Vargas, um dos principais corredores financeiros de Belém, na manhã desta sexta-feira, 20 de setembro.
Nesse segundo dia de greve dos bancários, novas adesões foram registradas em 90 municípios paraenses. Em Belém, 100% das agências de bancos públicos e privados paralisaram no dia de hoje. Vários bancários e bancárias ligaram para o Sindicato ou enviaram mensagens por redes sociais informando sobre o crescimento da greve da categoria em todo o Estado, como em Santa Izabel, Abaetetuba e Altamira.
> Clique aqui e veja o mapa da greve
Paramos a Super BB – O fechamento total da Superintendência Regional do Banco do Brasil em Belém entra para a história do movimento bancário do Pará, tendo em vista que ao longo da história do movimento a greve nessa que é a principal unidade do BB no Estado sempre foi parcial, mas hoje todos os funcionários e funcionárias da Super BB aderiram à greve da categoria.
Além disso, o Sindicato organizou ações de protesto na matriz do Banco da Amazônia, e na agência do Bradesco em frente à Basílica de Nazaré, uma das poucas agências e bancos privados que funcionou ontem no primeiro dia de greve, mas hoje passou a aderir ao movimento.
Nas manifestações realizadas no Banco da Amazônia e no Banco do Brasil, a greve da categoria recebeu apoio de parlamentares comprometidos com a luta dos trabalhadores, como o deputado federal Claudio Puty, o deputado estadual Alfredo Costa, ambos do PT. O presidente da CUT Pará, Martinho Souza.
“Nosso movimento de greve está em franca expansão e não para de crescer. Nesse segundo dia ampliamos o número de agências em greve, sendo que na capital todas as agências aderiram ao movimento. Isso mostra que a categoria está disposta a lutar por melhores salários e melhores condições de trabalho e não vai aceitar de maneira nenhuma propostas rebaixadas que não valorizam o trabalho da categoria e não garantem qualidade de vida. Por enquanto, os banqueiros ainda não sinalizaram nenhuma nova proposta que atenda às nossas reivindicações, por isso, na segunda-feira a greve está mantida. Vem pra luta categoria”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
Apoio à greve dos jornalistas - Após a passeata, bancários e funcionários dos Correios, seguiram para a Avenida Almirante Barroso para fortalecer a greve dos jornalistas do Diário do Pará e do Diário OnLine (DOL), que também lutam por melhores salários e melhores condições de trabalho na empresa da família do senador Jader Barbalho.
Reunião com Banpará – Na segunda-feira, dia 23, às 16 horas, haverá nova rodada de negociação com o Banpará. Esperamos que o banco apresente uma proposta concreta para a minuta do funcionalismo, principalmente no que diz respeito à retomada do tíquete extra. Estaremos lá para defender os interesses da categoria.
Confira a galeria de imagens do nosso 2º dia de greve e curta nossa página no Facebook.
Fonte: Bancários PA