Pelo segundo dia, a Campanha Nacional dos Bancários 2015 ganhou às ruas e as agências bancárias de Cuiabá com força. Nesta quarta-feira, (19/08), os diretores do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) percorreram as agências bancárias da Região do Coxipó apresentando os principais pontos da campanha salarial aos bancários e clientes.
Os diretores têm chamado à atenção para a política perversa dos bancos, que tem lucrado cada vez mais, explorando os clientes e a categoria.
Durante o diálogo com os clientes e com os bancários, os diretores do sindicato informaram sobre a primeira negociação com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que estava acontecendo, naquele momento, em São Paulo. “Neste momento, os nossos representantes estão debatendo questões sobre o emprego. Reivindicando o fim das demissões e garantia no emprego, o fim da rotatividade e o combate à terceirização. A principal discussão gira também, em torno de mais contratação urgente de novos funcionários em todos os bancos, não só para reduzir a sobrecarga de trabalho melhorando as condições de trabalho, mas também para reduzir as filas dentro das agências e consequentemente melhorando as condições de atendimento”, explicou o diretor do Sindicato, Luiz Carlos Rocha.
De acordo com diretor do Sindicato e presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso, João Luiz Dourado, hoje, está sendo colocada na mesa a perversa prática da rotatividade, que demite bancários com remuneração média de R$ 5.957,73 e admite novos empregados com salário de R$ 3.457,49. Diferença de 58%. “Uma prática que tem colaborado para reduzir os investimentos com o quadro de pessoal, reduzir salários e cortar postos de trabalho”, acrescentou, ressaltando que hoje também está em discussão a garantia dos postos de trabalho do HSBC.
Amanhã, quinta-feira (19/08), novamente os diretores do sindicato irão realizar a mesma atividade na região do CPA, a concentração será às 10h, na frente do Bradesco da Avenida Rubens de Mendonça (CPA).