Notícias

home » notícias

20 de Março de 2015 às 15:00

20/03/2015 - Plenária orienta sobre Cecut e dá partida para assembleias de base


Nessa quarta feira (18) às 14h30, o auditório da CUT Brasília recebeu representantes da entidades sindicais filiadas para plenária de orientação a respeito do 13° Congresso Estadual da CUT – Cecut, que será realizado de 26 a 29 de maio, no Sindicato dos Bancários de Brasília.

Na ocasião, dirigentes da Central apresentaram aos sindicalistas um novo modelo de construção dos textos que vão compor o caderno que será apresentado no Cecut. Esse ano, cada sindicato aprovará em sua base um texto próprio que será encaminhado à CUT.

Esse material constituirá um caderno que será apresentado no congresso. A ideia é que a construção seja feita pelas bases até chegar às coordenações, que farão um trabalho de sistematização e unificação de todo o material.

Os sindicatos terão prazo entre 23 de março e 30 de abril para realizar as assembleias de base que , além de discutir e elaborar suas propostas de resoluções e plano de lutas à CUT nos próximos anos, devem eleger os delegados sindicais para participar do Cecut. Após esse prazo, as entidades terão o prazo de 7 dias corridos para encaminhar o texto digitalmente para o e-mail secretariageral@cutbrasilia.org.br.

“Esse material deve conter a realidade de cada sindicato e o contexto geral em que está incluído. Seus desafios diários, as dificuldades com a base, os anseios das categorias. Esse é o momento dos sindicatos apresentarem suas dificuldades para que a CUT possa tomar conhecimento do processo, capacitando os dirigentes para enfrentarem os problemas do dia a dia. O desafio de cada sindicato agora é mobilizar a sua base para se tornar parte desse processo”, explica o dirigente da CUT Brasília, Rodrigo Rodrigues.

Após o Cecut, os delegados sindicais eleitos por suas bases serão os mesmos que vão passar pelo processo de formação. Parte deles será selecionada para participar do Congresso Nacional da CUT (Concut), que será realizado em outubro.

Fonte: CUT Brasília


Notícias Relacionadas