(Brasília) - As negociações entre Sindicato e Cooperforte trouxeram avanços na Gestão de Desempenho por Competências (GDC) dos trabalhadores da cooperativa. O processo possibilita avaliações entre todos os funcionários no sistema 360º, que é mais transparente e objetivo.
No processo 360º, há avaliações entre subordinados e pares. Cada funcionário é avaliado por até três colegas. No caso dos gerentes, a avaliação será feita por até três subordinados. A escolha dos avaliadores será feita por sorteio automático do próprio sistema de GDC e divulgadas apenas as médias por item avaliado.
Nas avaliações realizadas pelos pares e subordinados, serão preservados os nomes e informações escritas pelos avaliadores.
A Cooperforte disponibiliza uma cartilha para orientar os funcionários no desenvolvimento da avaliação com objetivo de diminuir a subjetividade no processo, bem como estimular a observância das seguintes aptidões: competência, habilidade e atitude.
Ascensão profissional
A média de duas avaliações será utilizada como parâmetro para promoções, de acordo com o Plano de Cargos e Salários (PCS). Todas as avaliações deverão ter feedback (retorno) com objetivo de melhorar o trabalho.
É importante frisar também que a cada dois ou quatro anos de função, 25% do setor será promovido.
“A GDC deve ser utilizada como instrumento de aprimoramento profissional e nunca como uma punição. Qualquer distorção ou problema deve ser comunicado ao Sindicato”, destaca a diretora do Sindicato Talita Régia, que também é funcionária da Cooperforte.
Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação