Notícias

home » notícias

19 de Fevereiro de 2014 às 23:00

20/02/2014 - Por convocação e contra desperdício, aprovados no concurso da Caixa farão ato no DF


Reunião-Aprovados-CEF-GuinaFerraz-bancariosdf(Brasília)- Em reunião ampliada realizada na segunda-feira (17) entre os aprovados no concurso da Caixa Econômica Federal de 2012 e o Sindicato, ficou acertada a realização de atos públicos nas agências bancárias do Distrito Federal para pressionar a empresa a convocar os trabalhadores que foram classificados no certame. Nas atividades, os manifestantes também denunciarão que o banco organiza nova seleção nas próximas semanas sem ter convocado todos os aprovados no último concurso.

Além de definir novas estratégias de mobilização e de luta, os aprovados tiraram dúvidas sobre o concurso com o advogado da assessoria jurídica do Sindicato Paulo Roberto. Na ocasião, o especialista deu orientações jurídicas sobre o tema e citou as decisões mais recentes.  

Esta não é a primeira vez que dirigentes do Sindicato e os aprovados no concurso de 2012 se reúnem para traçar estratégias de mobilização. Na segunda-feira (10), os classificados no certame foram recebidos pelo Sindicato. Durante o encontro, os trabalhadores receberam orientações e o apoio imediato da entidade sindical. 

“O Sindicato atuará em todas as frentes para pressionar a Caixa a convocar os aprovados no concurso de 2012”, afirma o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa. “Com o aumento do número de empregados, vão melhorar as condições de trabalho e o atendimento aos clientes e usuários”. 

Muitos aprovados já fizeram os exames admissionais - que inclusive estão por vencer -, mas ainda não foram efetivados.  

Os aprovados estão preocupados, pois não há possibilidade de o concurso ser prorrogado. O certame vencerá em junho.

Erika Kokay apoia aprovados no concurso da Caixa

Empregada da Caixa e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de Brasília e da Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasília), a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) recebeu uma comissão dos aprovados no certame no início deste ano. “Estou completamente empenhada para que a Caixa aumente o número de empregados para fortalecer as políticas públicas e sociais em nosso país”, afirmou a parlamentar, ao garantir apoio total ao movimento.

Na avaliação de Erika Kokay, é nítida a deficiência de pessoal na Caixa. “Principal articulador das políticas públicas do governo federal, o banco cumpre papel importante para enfrentar a desigualdade social no país. Por esse e outros motivos, uma empresa como a Caixa precisa contratar mais trabalhadores para suprir a grande demanda”, explicou. 

A deputada pediu esclarecimentos à Caixa sobre a demora na convocação dos aprovados e a realização de um novo certame neste ano. 

Sindicato exige mais empregados para melhorar condições de trabalho 

Mesmo com o aval do Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), órgão que integra a estrutura do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para contratar mais empregados, a Caixa insiste em fazer corpo mole para convocar os aprovados no concurso de 2012.

Diante da inércia, o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, informou que enviará novos ofícios cobrando a contratação de mais empregados na Caixa. “Queremos acelerar as convocações via negocial. No entanto, se necessário, atuaremos em outras frentes para denunciar a postura do banco, que prefere sobrecarregar seus trabalhadores e se nega a convocar os aprovados para melhorar o atendimento”, destacou o dirigente sindical.

“Esta espera pela convocação é angustiante. Já realizamos os exames admissionais, que venceram e foram prorrogados, mudamos nossas vidas em virtude do concurso e até agora nada”, disse um aprovado durante a reunião.  

A falta de vontade da Caixa de convocar mais aprovados no concurso de 2012 foi constatada pelo Sindicato na posse realizada na segunda-feira (10). Na ocasião, apenas 30 novos empregados foram empossados. Tímido, o número poderia ser maior para suprir o grande déficit de trabalhadoras em todas as unidades de Brasília.

Convocação já

Além dos atos públicos nas agências bancárias, os aprovados no concurso de 2012 estão planejando uma grande campanha nacional pelas redes sociais para cobrar a convocação imediata dos classificados.

“É um absurdo realizar novo concurso com tantas pessoas que ainda não foram chamadas do certame ainda em vigência. A culpa da falta de celeridade é da direção da Caixa”, critica Wandeir Severo.

Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas