Dourados MS - Em assembléia realizada na quinta-feira 18/12, os trabalhadores do Sicredi aceitaram a proposta da empresa e colocaram fim ao impasse do acordo coletivo para 2014/15, que se arrastava desde julho.
No acordo aprovado pelo funcionalismo, o Sicredi pagará 7,5% como reajuste salarial, gratificação de caixa de 12,82%, auxílio refeição/alimentação de 14,29%, auxᆳlio creche/babá de 13,33%, e adicional por tempo de serviço de 13,64%. O reajuste corresponde a reposição integral das perdas salariais e ganho real de 1,1% no salário, além do compromisso na diminuição do prazo no banco de horas para o próximo acordo, bem como, auxilio idiomas para todos os trabalhadores(as).
O acordo foi aprovado pela maioria da assembléia, onde o presidente do Sindicato Janes Estigarribia disse que toda decisão deve ocorrer por manifestação dos trabalhadores(as) em assembléia, lamentou o fato da empresa supostamente, impor uma lista, com o cabeçalho pronto para o funcionalismo assinar, demonstrando com isso um afrontamento a legitima representatividade do Sindicato. Vale ressaltar que tal documento não tem qualquer valor legal pela forma como foi apresentado. Esse tipo de pressão é uma prática condenada pelo sindicato, e trata de uma imposição que constrange e retira a liberdade de decisão do trabalhador(a).
Apesar da postura intransigente, os funcionários(as) acompanharam todos passos das negociações de forma mobilizada, contribuindo para que pudéssemos conduzir as negociações de acordo com os anseios da maioria dos trabalhadores(as). As questões que não avançaram ficam como pauta de discussão para o próximo acordo coletivo e vamos continuar a luta por mais conquistas, disse Walter Ogima diretor do Sindicato e que é o representante da entidade nas negociações.
Fonte: SEEB/Dourados-MS