Brasília - Teve início nesta terça-feira (18), na sede da Fenae, em Brasília (DF), reunião da Diretoria Executiva da Federação. O primeiro ponto debatido no encontro foi a campanha salarial 2014. Os diretores avaliaram que os empregados da Caixa tiveram melhorias importantes nas condições de trabalho, na valorização do plano de cargos e salários e na manutenção da PLR Social, entre outros.
“Os trabalhadores deram, mais uma vez, demonstração de força com a grande mobilização em todo o país, assegurando avanços econômicos e sociais”, enfatizou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. O vice-presidente Clotário Cardoso acrescentou: "a avaliação é positiva. A atuação do Comando Nacional dos Bancários, assessorado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa-Contraf/CUT), foi fundamental para as conquistas".
Fabiana Matheus, coordenadora da CEE/Caixa-Contraf/CUT e diretora de Administração e Finanças da Fenae, também ressaltou o resultado da campanha salarial 2014. "Foi um trabalho árduo, mas conseguimos negociar com a empresa de forma ágil e satisfatória. Mas a luta continua por mais melhorias", disse. Jorge Furlan, um dos conselheiros fiscais da Federação, frisou: "não lembro de um resultado tão bom como o desse ano". O diretor de Cultura, Moacir Carneiro, recordou: “teve até negociação no final de semana, algo que não acontecia há anos”.
Os diretores avaliaram também a retomada das negociações da mesa permanente, que aconteceu no dia 30 de outubro, com a apresentação à CEE/Caixa-Contraf/CUT da metodologia para viabilizar a incorporação do REB ao Novo Plano, um compromisso assumido pela Caixa durante a campanha salarial. A proposta já foi aprovada nas instâncias de deliberação da Funcef. Nova reunião da mesa permanente ocorrerá no dia 28 de novembro.
Campanha eleitoral
A Diretoria Executiva da Fenae fez também uma análise da campanha eleitoral deste ano. A Federação apoiou à candidatura à reeleição da presidenta Dilma Rousseff (PT), por entender que tratava-se do projeto de governo que mais se identifica com os interesses da classe trabalhadora e defende a política de fortalecimento dos bancos públicos. “A Caixa, nos últimos 12 anos, teve um papel primordial na execução dos programas sociais e na promoção do desenvolvimento econômico do país”, avaliou Jair Pedro Ferreira.
Planejamento Estratégico
A atuação da Fenae no triênio 2015-2017 também foi debatida durante a reunião. “Nossa intenção é estar cada vez mais próximo dos empregados da Caixa e associados às Apcefs, apoiando e promovendo ações que visem seu bem estar e a defesa dos seus direitos”, garantiu o presidente da Federação, Jair Pedro Ferreira.
Uma dos novos objetivos estratégicos é defender a democracia, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação. “Diante do momento político que vivemos atualmente no Brasil, torna-se essencial discutir esses assuntos. São temas que influem diretamente não apenas na vida do pessoal da Caixa, mas de todo o país”, esclarece Natascha Brayner, diretora de Comunicação e Imprensa da Fenae.
A reunião da Diretoria Executiva prossegue nesta quarta-feira (19).