Brasília - Desde o lançamento da Campanha Nacional 2014, há um mês, o Sindicato já realizou ‘arrastões’ em agências dos bancos públicos e privados do Distrito Federal. Nesta quinta-feira (18), foi a vez das unidades bancárias das regiões administrativas de Santa Maria, Gama, Samambaia e Recanto das Emas receberem a visita das equipes dos dirigentes sindicais.
Os atos têm sido fundamentais para reforçar a luta dos bancários e bancárias e também para discutir diversos temas que afetam a categoria. Empregos, saúde, segurança, igualdade de oportunidades e melhoria nos salários e no atendimento aos clientes e usuários dos bancos são os principais pontos defendidos pela Campanha Nacional 2014, intitulada ‘Queremos mais’.
Mas, até agora, nenhum banco se dignou a oferecer absolutamente nada sobre as pautas dos bancários. Por isso, durante os ‘arrastões’, os trabalhadores, os clientes e os usuários estão sendo informados que, caso seja necessário, haverá paralisação.
“A nossa visita foi bastante proveitosa, pois conseguimos atingir um grande número de funcionários, clientes e usuários. Levamos esclarecimentos à população e mobilizamos a categoria”, comentou o secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Cristiano Severo, que também é bancário do BRB.
Os empregados também foram orientados sobre a importância de prosseguir na luta para conquistar melhorias nas condições de trabalho.
“Em Samambaia e no Recanto das Emas, a receptividade também foi muito boa. Conversamos com os bancários e a população, prestando esclarecimentos sobre a Campanha 2014. E informamos que, nesta sexta (19), a Fenaban deverá apresentar uma proposta”, assinalou o diretor do Sindicato Paulo Frazão.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília