Brasília - O Sindicato esteve presente na posse dos 42 novos empregados e empregadas da Caixa Econômica Federal, ocorrida na quarta-feira (14), na Universidade Caixa, em Brasília. Além das boas-vindas, os novos bancários foram lembrados pelos dirigentes sindicais da campanha por mais contratações encabeçada pelos representantes dos trabalhadores desde 2007.
Com o slogan + Mais empregados para Caixa, + Caixa pra o Brasil, a campanha destaca a importância do aumento do quadro de pessoal como uma das principais reivindicações para reduzir o déficit de trabalhadores, que sobrecarrega os bancários, e também para melhorar o atendimento nas unidades da empresa.
Ábner Rolim, 21 anos, foi um dos 42 novos empossados pela Caixa. Empolgado, ele destacou a importância da sindicalização. “É importante contar com uma entidade a nosso favor. A organização dos trabalhadores é fundamental”, comentou. O novo bancário se mostrou animado para começar a trabalhar nos próximos dias e disse que está com boas expectativas de crescimento na empresa.
“Eu faço questão de participar das posses sempre que posso para ver o rosto de cada um de vocês e lembrar que vale a pena lutar por mais contratações na Caixa. Há anos, estamos na luta para aumentar o número de empregados. Primeiro, conseguimos o compromisso de mais contratações, o que foi garantido no acordo coletivo. Depois, conquistamos que a empresa colocasse um número mínimo de contratações. Isso tudo é fruto de muita mobilização e luta”, afirmou o secretário de Finanças do Sindicato, Wandeir Severo, que também é empregado da Caixa.
No Acordo Coletivo de Trabalho - Caixa 2014/2015, os trabalhadores conquistaram mais duas mil contratações em todo o país, incluindo o Distrito Federal.
Organização da categoria
A categoria bancária é a única no Brasil e na América Latina que tem um acordo coletivo unificado, que vale para todos os trabalhadores. Os bancários têm uma Convenção Coletiva Nacional que garante os mesmos benefícios a todos, independentemente de banco e/ou região do país.
Para que a categoria continue forte e mobilizada, os novos empregados precisam se sindicalizar. Ao longo de seus 54 anos de existência, o Sindicato trava uma luta incansável para defender a categoria. Essa trajetória resultou em grandes vitórias e avanços para os empregados.
“O Sindicato é feito pelos bancários e os novos empregados já fazem parte desse time. Precisamos contar com a ajuda do conjunto da categoria para melhorar e lutar por avanços. Nossa união tem somado muitas vitórias e precisamos continuar essa história de conquistas”, observa o diretor do Sindicato José Herculano, mais conhecido como Bala.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília