Porto Velho RO - No último dia 8 o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, autorizou a capitalização de R$ 1 bilhão para o Banco da Amazônia, com o objetivo de reforçar seu Patrimônio de Referência – PR. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Segundo o despacho do ministro, a União ficou autorizada "a subscrever e integralizar ações do Banco da Amazônia S.A. ou conceder crédito em condições financeiras e contratuais definidas em ato do Ministro de Estado da Fazenda que permitam o seu enquadramento como instrumento elegível ao capital principal na formação do patrimônio de referência, nos termos de normas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional, até 31 de dezembro de 2014, no montante de até R$ 1 bilhão".
De acordo com o presidente do Banco, Valmir Rossi, essa capitalização é muito positiva para a Instituição. “Vai permitir que o Banco amplie o número de financiamentos aos mais variados segmentos da região e, sobretudo, aos projetos que mais proporcionam geração de emprego e renda, contribuindo assim para a melhoria de vida do povo da Amazônia”, explicou.
“Ao ampliar nossa capacidade de atuação, o Banco se consolida como Instituição essencial para o desenvolvimento sustentável da Região Norte e como principal braço do Governo Federal na consecução das políticas públicas para os 27 milhões de pessoas na região da Amazônia Legal”, comentou Rossi.
O contrato de autorização da capitalização do Banco foi firmado ontem (09.12.2014), e se deu nos termos do artigo 8º da Lei 12.712, de 30 de agosto de 2012, alterada pela Lei 13.043, de 13.11.2014 e da Resolução 4.191, de 1º de março de 2013, do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Fonte: TudoRondonia