Campo Grande MS - São frequentes as reclamações dos consumidores sobre a demora na permanência em filas de banco. Embora haja uma legislação que limita o tempo máximo de espera no atendimento, muitos bancos ainda não conseguem cumprir as regras impostas.
Além da bancarização que os bancos estão fazendo burlando a Lei, como por exemplo, criando correspondentes como: casas lotéricas e bancas de revistas realizando serviços bancários sem qualquer segurança e com difícil acesso, eles estão terceirizaram o atendimento da distribuição de senhas com funcionários sem qualquer qualificação para o atendimento ao cliente que não é contado o tempo de atendimento nesta fila.
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS cobra constantemente a fiscalização da SEMADUR referente a lei 4303/05, em que todas as agências bancárias, localizadas no âmbito do município de Campo Grande, são obrigadas a prestarem seus serviços em tempo razoável aos usuários que estiverem na fila ou portarem senhas para atendimento no guichê. Em dias comuns o tempo máximo é de 15 minutos. Já nas datas de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos, o tempo permitido de espera é de 20 minutos. Nos dias de vᄅspera ou pós feriados prolongados, o atendimento dever ser feito em até 25 minutos.
De acordo com a pessoa às vezes perde uma tarde inteira para pagar uma conta. Se ela se sentir lesada por perder um compromisso, por exemplo, pode entrar com uma ação. É importante que o cidadão guarde todas as provas possíveis para ingressar contra a agência. A senha do atendimento contendo o horário e testemunhas podem ajudar muito. Caso não haja provas, pode-se usar até mesmo o circuito interno de segurança para comprovar a demora.
“Sempre realizamos dia de luta de cada banco realizando mobilizações e paralisações para chamar a atenção da população e dos superintendentes do banco. A Lei tem que ser cumprida e fiscalizada”, enfatiza a presidenta do Sindicato dos Bancários, Iaci Azamor Torres.
O Sindicato também é contra a terceirização e cobra constantemente a contratação de novos bancários é contra as demissões sem justa causa, pois os bancos somente se preocupam com os lucros e cada vez mais com menos bancários.
ASSISTA O VÍDEO
Cliente consegue indenização na Justiça por espera em fila de banco em Campo Grande
Acesse aqui para assistir o vídeo