Brasília - Os funcionários do Banco do Brasil da agência do Edifício Sede dos Correios, no Setor Bancário Norte, receberam a visita do Sindicato, nesta terça-feira (15). Os principais temas debatidos durante o encontro foram a Campanha Nacional dos Bancários, a importância da luta da categoria e ações coletivas.
"Nossa luta e resistência foram fundamentais para avanços para a categoria e também para fortalecer a classe trabalhadora. Os direitos que temos garantidos nos acordos coletivos de trabalho foram arrancados dos bancos, não foram benesses gratuitamente oferecidas a nós. Nossa data-base se aproxima e devemos estar mobilizados para mais uma campanha vitoriosa", destaca o diretor da Fetec-CUT/CN Alexandre Stilben. Os diretores do Sindicato Teresa Cristina e Jeferson Meira também participaram da reunião.
PL 4330/2004
Outro tema discutido foi a importância da mobilização para que o projeto de lei 4330/2004 não seja aprovado, já que ele flexibiliza a subcontratação de trabalhadores de forma precária. O PL, de autoria do empresário e deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), piora as condições de trabalho, pois autoriza a terceirização de serviços em todos os setores dos órgãos, inclusive os ligados às atividades essenciais.
Atualmente, a Súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que rege a terceirização no Brasil, proíbe a subcontratação para atividades-fim das empresas.
Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação