Notícias

home » notícias

17 de Junho de 2015 às 23:00

18/06/2015 - Enterrar o PL 467: esta é a luta de deputados e trabalhadores do DF




Brasília - Bancários do BRB e dirigentes do Sindicato participaram na manhã desta quarta-feira (17) de audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para debater o PL 467, do governo Rollemberg, que autoriza o GDF a alienar ações de todas as estatais do DF, incluindo o banco público.

Segundo o deputado Chico Vigilante (PT), o objetivo da audiência, convocada por ele, é convencer o governo a retirar o projeto de tramitação, pois ele é nocivo e, efetivamente, não interessa à sociedade de Brasília. “A proposta não resolve o problema das empresas públicas e, portanto, não vai passar aqui na Câmara. O que temos que fazer é fortalecer o BRB, a CEB e a Caesb para que possam prestar um serviço de qualidade à população”, afirmou.

A audiência foi solicitada pelo Fórum em Defesa das Estatais do DF, do qual fazem parte o Sindicato dos Bancários e os sindicatos dos trabalhadores da CEB (STIU) e da Caesb (Sindágua).

“A presença massiva dos trabalhadores e trabalhadoras das três empresas nesta audiência é mais um passo na busca do diálogo com o governador Rollemberg”, afirmou o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno, que participou da audiência. Também estiveram presentes os dirigentes sindicais e funcionários do BRB Cida Sousa, Ronaldo Lustosa e Cristiano Severo.



André enfatizou: “em sua campanha eleitoral, Rollemberg havia sinalizado para o aprimoramento das empresas e, agora, nos surpreende com este projeto que abre as portas para a privatização”. Ele aproveitou o momento para convocar todos os bancários do BRB a se posicionarem, numa demonstração de força e unidade, contra o PL e a favor do banco 100% público.

A luta continua



Ao final da audiência, o deputado Wasny de Roure (PT) informou que já está agendada uma reunião entre os parlamentares e representantes do Fórum em Defesa das Estatais do DF, do qual o Sindicato é integrante, na próxima segunda-feira (22), às 15h. O encontro, a ser realizado na própria Câmara Legislativa, tem o objetivo de formatar um documento a ser entregue ao governador.

“É importante apresentar claramente ao governador o pleito dos trabalhadores para retirar o projeto de lei da Câmara. Para isso, é necessária a unidade de todos os funcionários das três empresas”, destacou Wasny. “Não basta retirar a urgência desse projeto. É preciso enterrá-lo. Do contrário, ficará vagando como um fantasma por aqui”.

Rosane Alves
Do Seeb Brasília


Notícias Relacionadas