A apuração ocorreu na sexta (14) na sede do Sindicato em Formosa. Após a contagem dos votos, os trabalhadores, candidatos, dirigentes e apoiadores presentes comemoraram a vitória na sede da AABB. A posse da diretoria eleita será no início de abril.
O presidente reeleito, Clever Bomfim, agradeceu a votação que representa a unidade da categoria da Ride em torno do sindicato que os próprios trabalhadores construíram quase três anos atrás. “Nossa responsabilidade é maior ainda para consolidarmos o Sindicato e conseguirmos definitivamente a carta sindical. Essa votação é uma resposta da categoria àqueles que ainda não reconhecem a representatividade e legitimidade do Sintraf-Ride, como a entidade instalada em Goiânia que nos abandonou por décadas e, descaradamente, diz nos representar”.
A chapa vencedora foi a única inscrita no processo eleitoral. Apoiada pelo sindicato dos Bancários de Brasília, pelos maiores sindicatos de trabalhadores do ramo financeiro do país, pela confederação nacional (Contraf) dos
bancários e pelas direções da CUT Brasília e Nacional, a chapa eleita representa “o sindicalismo atuante, combativo, comprometido com as bases”, disse José Avelino, presidente da Fetec-CN, a federação dos sindicatos de bancários da região Centro-Norte do país.
“A categoria criou e mantém o Sintraf-Ride. É um sindicato que, por ainda não ter reconhecimento do Ministério do Trabalho, sobrevive sem recursos do imposto sindical recolhido dos trabalhadores. A diretoria eleita vem dessa luta ao lado da categoria. Ela corresponderá continuando com firmeza as lutas pela melhoria das condições de trabalho e salário, para a conquista de qualidade vida para todos”, elogiou Eduardo Araújo, presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília.
Os trabalhadores de forma geral também ganham com essa vitória no Sintraf-Ride. “A atual direção tem contribuído para a organização não só dos bancários, mas de todas as outras categorias da Ride. A eleição da nova diretoria significa o fortalecimento do projeto de luta solidária entre os trabalhadores do Entorno e do país pela construção de um país justo e igualitário”, afirma Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília.
Veja a diretoria eleita:
Executiva
Clever Bomfim – Presidente - (aposentado - BB - Formosa)
Gilson Dutra Silva – Secretário de Administração e Finanças - (BB - Formosa)
Larissa Franco Torres – Secretária Geral - (Caixa - Cristalina)
Lúcio Flavio Simões de Barros – Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Relações com a Comunidade - (aposentado - BB - Formosa)
Rodrigo Camilo de Melo – Secretário de Assuntos Jurídicos e Saúde -(BRB - Valparaíso)
Diretoria
José Geraldo Campos da Costa (Caixa - Águas Lindas)
Paulo Martins Lisboa (BB - Planaltina)
Pedro Roberto de Melo Carvalho (BRB - Luziânia)
Tiago de Faria Valença Moreira (BB - Luziânia)
Conselho Fiscal
José Fragoso de Lima (BB - Águas Lindas)
Luciana Naves de Deus (Caixa - Formosa)
Marcondes Rodrigues dos Santos (BB - Luziânia)
Fonte: Sintraf-RIDE