(Brasília - O Sindicato se reuniu com o BRB nesta segunda-feira (16) para tratar dos problemas constantes na área de Tecnologia do banco. Após reivindicação do Sindicato, a instituição reiterou que fará o pagamento das horas extras a todos os bancários que trabalharam além da jornada nos dias de pane no sistema (9, 10 e 11 de dezembro), bem como uma investigação junto à Informática para verificar as diferenças nos caixas que podem ter ocorrido devido aos problemas no sistema, assegurando que nenhuma delas será cobrada até que se esclareça sua origem.
O Sindicato demonstrou preocupação quanto à possibilidade de novas ocorrências, visto que o novo sistema de multicanais do BRB será implementado em quatro fases, sendo que a primeira ocorreu agora em dezembro e ocasionou essa série de transtornos para funcionários, clientes e usuários. O banco garantiu ao Sindicato que não ocorrerão os mesmos problemas nas fases subsequentes e informou que eventuais instabilidades poderão acontecer, mas não serão na mesma proporção da vivenciada recentemente.
Instado pelo Sindicato sobre excessos de gestores, relativamente a pressões sofridas por funcionários em função dos transtornos ocorridos, o banco se comprometeu em averiguá-los.
“Vários bancários passaram por situações extremas de estresse com clientes exaltados que chegaram a partir para agressão física devido aos problemas na rede de Informática. O banco tem que estar mais atento para que essas situações não se repitam e deixem os funcionários expostos”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa.
O diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, e da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CN/CUT) André Nepomuceno também participaram da reunião. Pelo banco estiveram presentes Sérgio Nazareth, vice-presidente de Distribuição, Desenvolvimento, Governo e Agronegócio, e os diretores Marco Aurélio (Pessoal) e Flávio Apolinário (Distribuição e Vendas).
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília