(Brasília) - A diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília se reuniu entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Luziânia (GO), ocasião em que definiu seu plano de ações para 2014. Este é o primeiro seminário de planejamento da diretoria eleita para o triênio 2013-2016, que reuniu também dirigentes da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN).
Das discussões saíram deliberações para intensificar a mobilização nos locais de trabalho e durante a Campanha Nacional e ampliar cada vez mais a participação da categoria nas decisões do movimento.
“Estamos e vamos continuar trabalhando com o objetivo principal de melhorar a qualidade de vida dos bancários. Nesse sentido, para a execução de ações com ousadia e responsabilidade, marcas da nova gestão, o planejamento constitui peça fundamental desse processo”, explicou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que coordenou o encontro.
Conjuntura
O primeiro dia do encontro contou com a participação do secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, que fez um balanço geral da Campanha Nacional 2013 e uma análise de conjuntura política e econômica do próximo período de lutas da categoria, dentro de um cenário de aumento da taxa básica de juros (Selic) e de eleições majoritárias. A exposição foi seguida de amplo debate.
Como desafios para 2014, Miguel elencou questões como a reforma política, a necessidade de realização da Conferência Nacional do Sistema Financeiro, o crescimento vertiginoso dos correspondentes bancários, a luta pela democratização da comunicação e contra os PLs 4330 e 87.
Assembleia de previsão orçamentária
Com base nas decisões do seminário, o Sindicato definiu seu plano orçamentário para o exercício de 2014, e convoca assembleia para discussão e deliberação da proposta nesta quarta-feira (18), às 18h30 em primeira convocação, e às 19h, em segunda e última convocação, em sua sede (EQS 314/315 - Asa Sul).
Renato Alves
Do Seeb Brasília