Não leve em conta os boatos e denuncie pressão do banco para furar o movimento
(Dourados-MS) - A partir do dia 19, os bancários de bancos públicos e privados vão parar. A greve foi decidida na quinta-feira 12, em assembleia e de forma majoritária, onde mais de 80% dos 141 bancários aprovaram a paralisação.
O índice de 6,1% apresentado pela Fenaban para reajustar salários, piso, vales e auxílios, além da PLR foi rejeitado por unanimidade. A Campanha 2013 não deve ser encerrada sem aumento real, PLR maior e valorização do piso e vales, além de soluções para questões de saúde e condições de trabalho.
O presidente do Sindicato, Janes Estigarribia, chama a atenção da categoria no sentido de que o tamanho da nossa conquista será proporcional ao tamanho da nossa mobilização, mas que a categoria sempre respondeu a altura as provocações da Fenaban e que os avanços alcançados nas campanhas dos últimos anos são o melhor exemplo disso. “Este ano temos a certeza que não será diferente e iremos à luta ao lado dos trabalhadores bancários de todo o país”. Finalizou Janes.
Banco do Brasil e Caixa – As direções dos bancos públicos não apresentaram proposta às reivindicações específicas e os funcionários também votaram na assembleia pela paralisação a partir do dia 19, para arrancar conquistas na Campanha Nacional Unificada 2013.
Organização – No dia 18, os bancários voltam a se reunir em assembleias em todo o Brasil, desta vez para organizar o movimento grevista. Você que já participou da assembleia que deliberou pela greve, compareça novamente na sede do Sindicato, a Rua Olinda Pires de Almeida, 2450 em Dourados. Convoque aquele seu amigo que não veio a também participar, a responsabilidade é de todos nós.
O calendário de luta, com as datas das assembleias, assim como do início da greve para o dia 19, foi deliberado pelo Comando Nacional dos Bancários, definido logo após a rodada de negociação de 5 de setembro.
Todas as datas foram previstas para respeitar os parâmetros da Lei de Greve e as determinações previstas em estatutos dos sindicatos, de forma que a paralisação dos trabalhadores não possa ser considerada ilegal. O objetivo é que os bancos não consigam impedir judicialmente a greve.
Boataria – Todo ano é a mesma coisa. Mal começa a Campanha Nacional Unificada e os bancos inauguram a “central de boatarias”. Trata-se da prática de plantar informações distorcidas, balões de ensaio nos locais de para confundir os bancários e tentar atrapalhar a mobilização.
Não aceite! Sempre verifique junto ao Sindicato ou aos dirigentes sindicais: informação confiável está no Jornal Bancário, Jornal Bancário Especial Campanha Salarial, no Bancarinho, no site e no Facebook do Sindicato.
Orientações – É importante que, com o auxílio dos dirigentes sindicais, você ajude a debater com funcionários de outras agências ou locais de trabalho para que ampliem a mobilização.
Durante a greve, desligue o celular. É uma boa forma de evitar pressão para voltar ao trabalho. E lembre-se: vá às reuniões e assembleias convocadas pelo Sindicato. Elas são importantes para debater e fortalecer a estratégia de mobilização.
AVISO DE GREVE
O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE DOURADOS E REGIÃO, por seu Presidente, para cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89, avisa a todas as Instituições Financeiras públicas e privadas, usuários de seus serviços e a população em geral, que os empregados pertencentes a categoria bancária da base deste Sindicato, nos municípios de Dourados, os municípios de Caarapó, Juty, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Maracajú, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul, em assembleia realizada em 12/09/2013, deliberaram em paralisar suas atividades a partir das 00h00 do dia 19 de setembro de 2013, por prazo indeterminado.
Dourados-MS, 13 de setembro de 2013
Janes Estigarribia
Presidente