(Rio Branco-AC) - Dando prosseguimento à política de visitas aos sindicatos filiados, o presidente da Federação Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (FETEC-CUT/CN), José Avelino, assim como os diretores da entidade Ayr José e Matusalém Albuquerque e o presidente do Sintraf-Amapá Edson Azevedo, estiveram reunidos na tarde da sexta-feira(13) com a direção do Sindicato dos Bancários do Acre para um bate-papo. O ponto principal da pauta foi a campanha salarial deste ano, assim como a organização dos trabalhadores do ramo financeiro na base acreana.
Na avaliação de José Avelino, a diretiva do Sindicato dos Bancários do Acre (Seeb/Acre) está de parabéns pelo encaminhamento dado à luta dos bancários locais.
- Estamos felizes pela condução dada por Edmar Batistela e demais diretores na atual gestão. O Sindicato continua ampliando o quadro de filiados, organizando a luta da categoria não apenas na capital Rio Branco, mas também nos demais municípios acreano, elogiou José Avelino.
No final do encontro, o presidente Edmar Batistela fez questão, não apenas de quitar a última parcela do empréstimo contraído pelo Seeb/Acre junto à direção da FETEC-CUT/CN, no valor de R$ 171.000,00, mas também de agradecer a FETEC-CUT/CN pela confiança depositada no sindicato. O empréstimo foi contraído em meados de 2009 para efetuar o pagamento de uma ação judicial, onde à entidade foi condenada em última instância ao pagamento de uma açᆪo por danos morais, após denúncia publicada no Jornal O Manifesto Bancário do Acre, informativo mensal de responsabilidade do Sindicato dos Bancários do Acre, contra a administração do ex-presidente do Banacre Adeilson Campos. A denúncia ocorreu no calor na luta de classe e efetuada na gestão da ex-presidenta Perpetua Almeida, então funcionária do Banacre, hoje deputada federal (PC do B), em meados de 1995.
- O Sindicato dos Bancários do Acre não precisa agradecer à FETEC-CUT/CN. A entidade, à época, fez o seu papel na defesa dos trabalhadores, emprestando os recursos para evitar a fragilidade na luta dos trabalhadores de um sindicato fundador de seus quadros, explicou Avelino.
Os diretores Ayr José e Matuzalém Albuquerque também parabenizaram a gestão de Edmar Batistela na condução da luta diária dos bancários acreanos, assim como as últimas administrações do Sindicato.
- Fiquei muito feliz pela oportunidade de conhecer os companheiros bancários do Acre. No entanto, estou ainda mais contente pela condução dada à luta dos trabalhadores bancários nesta regiᆪo maravilhosa do país, comentou Ayr José.
Por sua vez, Matusalém Albuquerque fez questão de elogiar a renovação da diretiva da entidade ocorrida na última eleição, assim dando a oportunidade ao surgimento de novas lideranças sindicais, uma das bandeiras da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
- Quero parabenizar o Sindicato dos Bancários do Acre pela coragem de renovar 50% de sua diretoria, assim dando a oportunidade para o surgimento de novas ideias e liderança no meio sindical bancário acreano, comentou Matuzalém.
José Avelino, Ayr José e Matusalém Albuquerque aproveitaram ainda a visita ao Acre para prestigiar os Jogos Regionais do Norte da Caixa, realizado no período de 12 a 15 de setembro, na cidade de Rio Branco.
Fonte: Seeb/Acre - Manoel Façanha