Notícias

home » notícias

17 de Junho de 2014 às 10:10

17/06/2014 - Seeb PA: 9ª Conferência Estadual aprova propostas para a Campanha Nacional


9ª Conferência Estadual aprovou propostas para a Conferência Nacional

Cerca de cem bancários e bancárias de todas as regiões do Pará participaram no último sábado (14), na sede do Sindicato dos Bancários, da 9ᆰ Conferência Estadual. Os participantes referendaram a minuta de reivindicações do ano passado com algumas alterações para a Campanha Nacional 2014. Pela primeira vez o Pará elegeu uma delegação totalmente paritária na representação de gênero, sendo 5 homens e 5 mulheres que representarão o estado na 16ª Conferência Nacional que será realizada entre os dias 25 a 27 de julho, em São Paulo.

Rosalina Amorim convoca categoria a engajar-se na Campanha Nacional 2014

Dentre as propostas aprovadas para serem incluídas na minuta geral de reivindicações, destaque para: o índice de reajuste salarial de inflação mais 10% de ganho real, licença paternidade igual à licença maternidade, regras claras para comissionamento e descomissionamento em todos os bancos, critério de pelo menos 15 funcionários para abertura de novas agências, contratação de mais bancários e bancárias, mais investimentos em segurança, dentre outros. Outra proposta aprovada foi a retirada da Cláusula 32 da minuta geral, que trata da regulamentação da remuneração variável.

A abertura da 9ª Conferência contou com a presença da presidenta do Sindicato Rosalina Amorim, do vice-presidente da Fetec-CUT Centro Norte Sérgio Trindade, e do presidente da CUT Pará Martinho Sousa. Em seguida o regimento interno do evento foi lido e aprovado por unanimidade. O evento também contou com uma mesa de conjuntura, da qual participaram o técnico do Dieese Pará Everson Costa e o deputado federal do PT-PA Cláudio Puty, além da mesa sobre os eixos da Campanha Nacional que teve as explanações de Rosalina Amorim.

Deputado Claudio Puty na mesa de conjuntura da 9ª Conferência

Em todas as mesas de debate, um ponto em comum: a necessidade de a categoria bancária engajar-se em lutas gerais da classe trabalhadora, sobretudo o combate ao Projeto de Lei 4330 das Terceirizações; a construção do Plebiscito Constituinte pela Reforma Política nacional; e a luta pela democratização da mídia, bandeiras estas consideradas pelos movimentos sociais como imprescindíveis para o avanço democrático no Brasil.

“Nossa 9ª Conferência Estadual foi muito positiva, representativa e produtiva do ponto de vista dos debates que fizemos e das resoluções aprovadas. Nossa categoria sai dessa Conferência ainda mais unificada e disposta a lutar por melhores salários e melhores condições de trabalho. A partir de agora nossa tarefa é mobilizar cada local de trabalho, em bancos públicos e privados, para fazermos uma Campanha Nacional forte, com a categoria nas ruas dialogando com a sociedade sobre a importância de lutarmos contra a ganância dos banqueiros. Temos certeza que faremos mais uma campanha vitoriosa para os bancários e bancárias”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

Moções de repúdio

Plenária aprovou moções de repúdio ao final do evento

Ao final da Conferência, duas moções de repúdio foram aprovadas por unanimidade: uma contra o nepotismo e o assédio moral no Banpará, assim como contra a ausência de processo seletivo no banco para as funções comissionadas na matriz e a ausência de critérios para descomissionamentos, o que reflete o autoritarismo e a falta de transparência da atual direção do Banco do Estado do Pará.

A outra moção de repúdio aprovada foi contra o Banco do Brasil que, do dia para noite, comunicou à sua unidade de Gestão de Comércio Exterior do Pará (GECEX Belém), que os funcionários desse órgão seriam migrados para outros estados já que Pará esse órgão será extinto, o que prejudicará diretamente interesses comerciais estratégicos para o estado, assim como a vida dos bancários e bancárias da GECEX Belém que serão remanejados para outros estados.

Delegação paritária

Primeira delegação totalmente paritária do Pará eleita à Conferência Nacional

Pelos critérios de proporcionalidade de participação na Conferência Nacional, o Pará terá direito a 10 delegados e delgadas no evento. Confira a delegação paritária eleita na 9ª Conferência Estadual:

Titulares

Jacilene Pimentel – Caixa Econômica
Odinéa Gonçalves – Banpará
Cristina Félix – Banco do Brasil
Sara de Moraes – Banpará
Eliana Lima – HSBC
João Bosco Pereira – Banco do Brasil
Saulo Araújo – Bradesco
Luiz Otávio Pereira – Banco da Amazônia
Marco Aurélio Vaz – Banco da Amazônia
Wellington Araújo – Banco do Brasil

Suplentes

Tatiana Oliveira – Caixa Econômica
Heidiany Moreno – Banpará
Joacy Pereira – Caixa Econômica
Diego de Azevedo – Banco do Brasil
Heider Alberto – Caixa Econômica

Delegada nato

Rosalina Amorim – Banco do Brasil/Executiva da Contraf-CUT

Fonte: Bancários PA

Notícias Relacionadas