Notícias

home » notícias

16 de Maio de 2014 às 17:07

16/05/2014 - Seeb/Pará ajuíza Ação Cautelar contra HSBC e bancária é reintegrada


(Belém-PA) - O Sindicato dos Bancários do Pará conseguiu nessa semana a reintegração de uma bancária do HSBC demitida em fevereiro desse ano, mesmo ela estando com problemas de saúde adquiridos no trabalho. A demissão motivou, no mesmo dia do fato ocorrido, uma ação política do Sindicato na unidade em que a bancária atuava, como forma de protesto contra a atitude do banco.

Anteriormente à demissão da referida trabalhadora, o Sindicato havia ajuizado ação contra o HSBC pleiteando o reconhecimento de acidente de trabalho por assédio moral, indenização por danos morais e pensionamento mensal em razão da incapacidade laboral.

Durante a tramitação daquela ação, a bancária foi demitida. Em razão disso, o Sindicato ajuizou ação cautelar pleiteando à justiça que determinasse que a trabalhadora retornasse ao trabalho, em função condigna com o seu atual estado de saúde, pelo menos até o final da ação principal, quando será decidido se houve ou não o acidente de trabalho.

A Justiça do Trabalho concedeu a tutela antecipada aos pedidos do sindicato proibindo, ainda, que o banco pratique qualquer ato discriminatório contra a bancária, sob pena de multa no valor de R$ 1.000,000 por dia de descumprimento.

“Essa foi uma vitória importante para mostrar ao HSBC que o bancário e a bancária são seres humanos e merecem ser tratados com respeito. Não podemos admitir que um trabalhador seja demitido no momento em que reivindica judicialmente seus direitos por ter adoecido no seu cotidiano de trabalho. A reintegração foi uma primeira vitória, que esperamos que se concretize ao final desse processo”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Lutamos pela dignidade da nossa categoria, que tem adoecido com a imposição de metas abusivas para aumentar permanentemente a lucratividade dos bancos. Estamos alerta para, caso o banco descumprir a decisão da justiça, tomarmos as medidas necessárias”, afirma a secretária geral do Sindicato e funcionária do HSBC, Eliana Lima.



Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas