Notícias

home » notícias

16 de Abril de 2014 às 11:24

16/04/2014 - Eleições para Comitês e Grupos paritários no Banpará serão em maio


.

(Belém-PA) - Conforme estabelecido no Acordo Coletivo 2013/2014 do Banpará (Cláusulas 23ª e 36ª) o Grupo de Trabalho – PCS, Comitê de Relações Trabalhistas – CRT, Comissão de Segurança Bancária e o Comitê Disciplinar do banco estão mantidos.

Nesse sentido, o Sindicato dos Bancários do Pará, responsável pela condução do processo eleitoral para os representantes dos trabalhadores nos Comitês e Grupos paritários do Banpará divulga a partir desta quarta-feira, 16 de abril, o edital de eleição ao pleito.

As inscrições de candidatos começam no próximo dia 22/04 (terça) e vão até o dia 25/04 (sexta). A campanha eleitoral será entre os dias 6 e 20 de maio. E a votação será no dia 21 de maio (quarta) pelo sistema de Intranet do Banpará.

“Os Comitês e Grupos paritários do Banpará foram uma conquista da categoria durante a greve de 2011 e que se mantém até hoje graças a mobilização do funcionalismo do Banco do Estado por uma gestão democrática na instituição”, afirma a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.

“Esses espaços têm grande importância para categoria e requerem comprometimento e responsabilidade dos membros eleitos, pois as decisões destes Comitês e Grupos afetam diretamente o trabalhador. Trabalharemos para que esse processo seja o mais democrático e transparente possível e contamos com a participação de todo o funcionalismo nessas eleições”, destaca a dirigente sindical.

Clique aqui para ler o edital

Clique aqui para ver o cronograma eleitoral

Clique aqui para acessar o requerimento de inscrição de candidatura

Clique aqui para acessar a ficha de currículo sintético do candidato


A importância dos Comitês e Grupos paritários do Banpará

CRT - Começamos falando sobre o Comitê de Relações Trabalhista – CRT, que se trata de órgão de natureza consultiva e educativa, que busca criar procedimentos eficientes e alternativos inerentes às relações de trabalho.

É composto com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com seus respectivos suplentes. O que for deliberado pelo Comitê, bem como as matérias discutidas e aprovadas, adotarão as formas de resolução (normas de caráter complementar e procedimental); parecer (manifestação de seus membros em relação à assuntos relevantes); decisão (outras matérias submetidas à apreciação e aprovação do Comitê).observe-se que este Comitê já possui regulamento próprio para desempenhar suas atividades.

GT – PCS - O Grupo de Trabalho do PCS (Plano de Cargos e Salários) desenvolve as atividades ligadas ao Regulamento do Plano de Cargos e Salários, com a realização de estudo e proposições das bases do PCS, assim com o Comitê de Relações Trabalhistas, é composto com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com respectivos suplentes.

As deliberações deste Grupo adotarão as seguintes formas: Parecer (preposição de seus membros em relação aos assuntos que necessitem de aprovação da Diretoria Colegiada; Relatórios (Posicionamento à Diretoria Colegiada sobre as fases do projeto); Decisão (outras matérias submetidas à sua apreciação e aprovação). Este Grupo possui regulamento próprio para desenvolver suas atividades.

Comissão de Segurança - Já a Comissão de Segurança Bancária tem como atribuição debater e sugerir propostas voltadas à segurança bancária, inclusive a abertura e fechamento de unidade. Será composta com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com respectivos suplentes.

Comitê Disciplinar - Esse Comitê discute processos internos referentes a infrações administrativas e disciplinares. Cabe ao Comitê Disciplinar debater, avaliar e indicar ou não penalidades para cada caso. Porém, cabe ao presidente do Banpará a decisão sobre as penalidades, ou seja, caso o Comitê Disciplinar indique a não punição a um funcionários do banco, o presidente da instituição tem autonomia para se sobrepor à decisão do comitê. Também é um espaço composto com membros representantes indicados pelo banco (três) e membros representantes dos trabalhadores eleitos (três), com respectivos suplentes.


Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas