(Dourados-MS) - Nesta quarta (16/04) a Agência Centro do Banco Itaú, na Avenida Joaquim Teixeira Alves, região central da cidade de Dourados não abrirá suas portas para atendimento ao público. Seus trabalhadores, da região centro-norte, realizam um Dia Regional de protesto pelo fim das arbitrariedades praticadas pela empresa contra seus clientes e funcionários.
Sete estados que compõe a base territorial da Fetec-CUT-CN (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Centro Norte) estão envolvidos na manifestação: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Roraima, Pará, Amapá, Acre, Rondônia e o Distrito Federal.
As arbitrariedades do Itaú vão desde a abertura de agência com horário estendido, com umas abrindo mais cedo e outras mais tarde, deixando os funcionᄀrios praticamente em tempo integral a disposição da empresa. Outra perversidade, essa, que coloca em risco a vida dos funcionários e também dos clientes e usuários, são as agências de negócios, novo modelo de agência, que estão sendo abertas em todo o país, sem itens de segurança, como a presença de vigilantes e a instalação de porta com detectores de metal, descumprindo inclusive a Lei Federal nº 7.102/83.
E tem ainda o corte de funcionários. Só em 2013 foram exterminados 2.734 postos de trabalho, mesmo o banco tendo um lucro exorbitante na casa dos R$ 15,8 bilhões no mesmo período.
Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues