Dirigentes do Seeb/MT Alex Rodrigues e Eduardo Alencar trazem boas expectativas
Por Seeb/Mato Grosso - Da Redação
No dia 12 de agosto, às 13:30 horas, os diretores do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT), Alex Rodrigues e Eduardo Alencar, participaram de uma reunião com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Renato de Lacerda Paiva, em Brasília, para tratar do processo sobre 7ª e 8ª horas dos Assistentes de Negócios do Banco do Brasil que se encontra no gabinete do ministro para julgamento desde dezembro de 2012.
Os diretores explicaram ao ministro que a ação se tratava de um direito julgado favorável em 1ª e 2ª instância e também já reconhecido pelo BB em recente plano de cargos e salários implantado e que existia outros julgamentos favoráveis no TST sobre a mesma questão, por isso, os bancários estavam ansiosos pela finalização do processo. Explanaram também que em novembro de 2013 já haviam comparecido ao gabinete e conversado com a assessora do ministro e que a mesma havia lhes informado que provavelmente até junho de 2014 o processo seria julgado.
O ministro entendeu os motivos que ensejaram a reunião e explicou aos dirigentes que o seu gabinete estava com mais de 10.000 processos a serem finalizados e inclusive havia processo pendente que entrou em sua pauta em 2010 e que o processo do sindicato entrou em 2012 e devido a esse enorme contingente não havia julgado o processo do SEEB-MT. Entretanto, explicou aos dirigentes que as ações coletivas de sindicatos, por tratar-se de demanda que envolve vários trabalhadores, possuem prioridade para serem julgadas, deixando ordem expressa a sua assessoria para priorizarem o caso específico do SEEB-MT.
Para o diretor, Alex Rodrigues, a reunião foi positiva, tendo em vista, que o ministro, além de ter colocado o processo como prioridade, ainda, entendeu a expectativa que os bancários vivem em ver o processo ser finalizado. “Nossa visita foi positiva, pois conseguimos demonstrar ao ministro a importância da ação e também que os bancários aguardam ansiosos a finalização do processo. Para nós o mais importante foi que ele colocou o processo em prioridade, em que pese, não ter nos informado uma data para julgamento, porém esperamos uma finalização nos próximos meses.”