Escrito por Manoel Façanha - Seeb/Acre
Rio Branco/AC - A Central Única dos Trabalhadores (CUT/AC) ofereceu na manhã desta terça-feira (15) um café da manhã alusiva ao Dia Nacional do Homem. A data é escolhida para lembrar ao homem que ele não é invencível e que precisa cuidar da saúde assim como as mulheres.
A data é, na verdade, o Dia Nacional da Saúde do Homem. Pensando nisso, a presidenta da Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT/AC), professora Rosana Nascimento convidou o urologista Mauro Cezar Trindade para palestrar aos presentes. O médico falou por quase uma hora sobre aspecto da saúde, apresentando dados estatísticos, inclusive de expectativa de vida do homem brasileiro (os homens morrem em média 6 anos mais cedo que as mulheres). O médico encerrou a palestra falando do câncer de próstata e, logo depois, abriu para perguntas.
Um dos temas na saúde que o mais constrange o individuou do sexo masculino ainda diz respeito ao exame do toque retal para o diagnóstico de um possível câncer de próstata. O preconceito entre os homens para a realização do exame ainda é grande, mas precisa ser quebrado, pois quanto mais rápido diagnostico, mas rápido pode ser a cura.
Dando prosseguimento à política de prevenção à saúde do homem, uma equipe da Secretária Municipal de Saúde esteve presente ao evento, onde ofereceu teste de sangue para o diagnóstico de várias doenças, entre elas, o vírus HIV.
A secretária da relação do trabalho da CUT-Acre, Mercedes Coelho, dedicou durante a solenidade versos numa forma de homenagear o Dia Nacional do Homem. Por outro lado, o ativista político Abrahim Farhat, o Lhé, prestou uma homenagem ao saudoso sindicalista Alexandre Leite. O ativista ainda aproveitou a plateia para falar dos conflitos armados na região da Palestina
Por fim, a presidente da CUT/AC, Rosana Nascimento, agradeceu a presença de cada homem na atividade da manhã desta terça-feira. A sindicalista falou da importância da data, principalmente para lembrar aos homens aspectos de saúde