Notícias

home » notícias

14 de Junho de 2015 às 23:00

15/06/2015 - Seeb/MT fecha agência do Itaú, em Várzea Grande-MT, por falta de segurança


Cuiabá MT - Nesta sexta-feira (12/06), o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, fechou a agência do Bando Itaú, localizada no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, por falta de segurança. A agência permaneceu o dia todo fechada. Além de distribuir panfletos à população explicando o risco que correm sem portas giratórias, biombos e fachadas brindadas, os diretores do Sindicato realizaram reunião com os funcionários para explicar os procedimentos após o sinistro.  

A agência foi assaltada, ontem quinta-feira (11/06) por dois homens armados que levaram os numerários da bateria de caixa. De acordo com os relatos de clientes e funcionários o pânico foi geral, os bandidos chegaram colocando armas na cabeça dos clientes e dos funcionários exigindo o dinheiro dos Caixas.

Para o secretário de políticas sociais do Sindicato e funcionário do Itaú, Natércio Brito, a agência não tem porta giratória com detector de metal. “Item de segurança fundamental, que se houvesse esse dispositivo de segurança, o assalto poderia ter sido evitado”, afirma ressaltado que o banco está esperando uma tragédia para providenciar itens de segurança que para o sindicato são básicas.

“As agências do Itaú em Várzea Grande, recém-inauguradas, seguem um novo modelo parecido com a agência de negócios – que não têm os itens de segurança como portas giratórias, vidros brindados e biombos, colocando em riscos os funcionários e clientes”, acrescenta .

O presidente do Sindicato, José Guerra, na reunião com os funcionários/as da agência, afirmou que as instituições bancárias, de uma forma geral, pouco investem na segurança das agências. “Perto do que os bancos faturam, quase nada é investido em segurança”, comentou.

Durante a reunião, o secretário de saúde e condições de trabalho do SEEB/MT, Clodoaldo Barbosa, explicou a necessidade de emitir o Comunicado de acidente de trabalho (CAT) preventivo para todos os funcionários e se colocou a disposição para que os bancários/as tirassem dúvidas. O secretário de cultura, esporte e lazer, Florisvaldo Pereira de Souza, também esteve na agência para dar apoio aos funcionários.

Os diretores do Sindicato ainda informaram aos funcionários do Itaú as discussões que estão sendo feitas com o Comando Regional II da Polícia Militar de Várzea Grande. A proposta do Sindicato é apresentar, junto com a PM, uma lei municipal, a exemplo da Lei apresentada pelo Vereador Arilson em Cuiabá.

Fonte: SEEM-Mato Grosso - Da redação 


Notícias Relacionadas