Brasília - A instalação da porta giratória na agência do Banco do Brasil do Setor Bancários Sul no último mês de maio representa uma conquista histórica da reivindicação feita pelo Sindicato para trazer mais segurança.
O Sindicato cobrou a instalação do equipamento como mais uma opção para proteger a vida tanto dos bancários, quanto dos clientes e usuários. A porta giratória ajuda a inibir a ação de bandidos, pois detecta quando a pessoa porta metais e outros equipamentos, tais como as armas de fogo.
“É uma reivindicação a instalação da porta giratória em todas as agências. Essa conquista traz mais segurança para trabalhadores e população”, afirma Rafael Zanon, diretor do Sindicato.
Dados comprovam importância das portas giratórias
Um estudo realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comprovou a eficácia das portas com detector de metais na segurança das agências bancárias. De 2000 a 2010, o número de ocorrências de assaltos a bancos caiu de 1.903 para 369 em todo o país, o que representa queda 80,16% nos registros de assaltos.
A estatística também aponta que em 2011, quando o Itaú retirou portas giratórias na reforma de muitas agências e o Bradesco inaugurou unidades por conta do fim do convênio do banco postal com os Correios, o número de assaltos cresceu 14,36% em relação ao ano de 2010.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília