Brasília - Em protesto contra o PL 4330 – que ataca direitos da classe trabalhadora –, os bancários e bancárias das agências do Distrito Federal farão paralisações nesta quarta-feira (15), das 10h às 13h, quando será realizado o Dia Nacional de Paralisação contra a proposta.
O texto-base do PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 8, depois que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), colocou o projeto para aprovação em caráter urgente, urgentíssimo. Mesmo sob forte pressão contrária dos trabalhadores, que foram duramente reprimidos pela polícia e até mesmo impedidos de entrar na Casa do Povo, 324 deputados do PMDB, PSDB, PSD, PRB, PR, DEM, PPS, PV, PHS, PSB, Pros e PDT decidiram legalizar a terceirização em todos os postos de trabalho da cadeia produtiva.
Coincidentemente, do total de parlamentares que votaram por retirar direitos dos trabalhadores, 164 (50%) pertencem ao bloco patronal.
“O PL 4330 é uma grande ameaça, especialmente para a categoria bancária. Sob o pretexto de legalizar a terceirização no país, acaba é por legalizar a fraude e a precarização do emprego”, denuncia o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, convocando todos os bancários para a luta. “Trabalhadores do Brasil inteiro correm um sério riscoン.
Sindicato convoca bancários para ato na Rodoviária, às 17h
Com o objetivo de intensificar a luta contra o PL 4330, o Sindicato convoca os bancários e bancárias do DF para o grande ato unificado que será realizado no final desta quarta-feira (15), com ocupação da Rodoviária do Plano Piloto, às 17h.
O PL 4330 ainda passa por emendas na Câmara, depois seguirá para o Senado, podendo voltar ou não para a Câmara, antes de ir para sanção da Presidência da República.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação