Brasília - A exemplo do seminário nacional realizado dias 3 e 4 de dezembro de 2002 que discutiu o papel dos bancos públicos no governo Lula, o Sindicato dos Bancários de Brasília pede o apoio de outros sindicatos e entidades de todo o país que representam os funcionários dos bancos públicos para fazer um novo encontro para debater o mesmo assunto na atual conjuntura econômica e política. Desta vez, a entidade sindical quer viabilizar a troca de ideia antes das eleições de outubro deste ano.
“Diante do atual cenário em que se encontram os bancos públicos no país, queremos discutir e avaliar propostas para um futuro governo. As instituições financeiras controladas pelo governo devem adotar modelos para alavancar a economia de forma sustentável, com a ampliação do crédito para os que mais necessitam e oferecer boas condições de trabalho aos seus trabalhadores”, afirma o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, que também é funcionário do Banco do Brasil.
“Vamos rever as propostas de 2002, analisar o que foi feito e refazer as sugestões, considerando a atual conjuntura econômica e política”, explica Eduardo Araújo.
O seminário terá participação de especialistas, parlamentares e autoridades públicas. Além dos debates com técnicos, o evento poderá receber teses e sugestões dos participantes. As regras, número de inscritos, local do evento, estrutura e patrocínio serão decididos em conjunto com as entidades organizadoras.
Assim como o seminário realizado em 2002, o Sindicato vai procurar outras entidades representativas dos funcionários de bancos públicos para viabilizar o encontro em Brasília.
Rodrigo Couto
Do Seeb Brasília