Notícias

home » notícias

15 de Janeiro de 2014 às 12:34

15/01/2014 - Seeb/Brasília apoia Chapa 1 na eleição ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa


14113175654
Chapa representativa de empregados ativos e aposentados

Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília apoia a Chapa 1 - Movimento pela Saúde nas eleições que serão realizadas de 27 a 31 de janeiro para a escolha dos representantes dos participantes ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa. A votação será eletrônica. 

“Apoiada por inúmeros sindicatos, Fenae, Fenacef, Fenag e Unei, a Chapa 1 é a mais preparada para enfrentar os desafios, ampliar os direitos e melhorar os serviços oferecidos pelo Saúde Caixa”, afirmou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo. “Por esse e outros motivos, indico voto na Chapa 1 ao Conselho de Usuários do Saúde Caixa”, acrescentou o dirigente sindical.

Os conselheiros eleitos têm um mandato de 36 meses, e não obtêm nenhum benefício ou gratificação pela sua participação. Ou seja, são voluntários em defesa dos seus direitos e da sua família.

Diretores do Sindicato dos Bancários de Brasília, Vanessa Sobreira e Antonio Abdan têm atuação voltada para segmento da saúde do trabalhador. Vanessa é integrante eleita do Conselho de Usuários do Saúde Caixa e luta pela pauta dos empregados da Caixa, que já obteve avanços significativos. Já Antonio Abdan, ex-secretário de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, atualmente participa do Grupo de Trabalho Saúde do Trabalhador na Caixa.

“Apesar dos inúmeros avanços em nosso plano de saúde, ainda há vários itens que devem ser melhorados, como a ampliação da rede credenciada. É papel do Conselho atuar junto à Caixa na busca de soluções para os problemas enfrentados pelo plano. Nosso objetivo é sempre priorizar a saúde dos empregados e não submeter o plano a lógica mercantil presente nos serviços de saúde, onde atualmente há uma maior preocupação com o lucro, em vez de priorizar a vida”, destaca Vanessa Sobreira. 

Saiba mais

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. Ele é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Seu mandato é de 36 meses.

O Conselho de Usuários é um instrumento criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do Saúde Caixa. Seu propósito é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.

Conheça os candidatos da Chapa 1 - Movimento pela Saúde

Titulares
Adeir José da Silva: aposentado (MG)
Alexandro Tadeu do Livramento: São Paulo (SP)
Ivanilde Moreira de Miranda: São Paulo (SP)
Paulo Roberto Borges de Lima: Fortaleza (CE)
Vanessa Sobreira Pereira: Brasília (DF)

Suplentes
Álvaro Roberto de Figueiredo Murce: aposentado (RJ)
Antônio Abdan Teixeira Silva: Brasília (DF)
Ivoneide Gomes Brandão: Garanhuns (PE)
Lílian Minchin: São Paulo (SP)
Tiago Vasconcelos Pedroso: Porto Alegre (RS)

Conheça as propostas da Chapa 1 - Movimento pela Sade

- Manter e aperfeiçoar o plano Saúde Caixa, sustentando o Princípio de Solidariedade.

- Defender a ampliação do atendimento odontológico.

- Garantir os direitos dos aposentados.

- Implantar um canal de comunicação do Conselho de Usuários com os beneficiários: um meio de divulgação das informações relevantes do Saúde Caixa, e meio para ouvir e responder demandas e sugestões para o aperfeiçoamento do programa.

- Lutar pela ampliação e qualificação da Rede Credenciada. Fortalecimento de atuação dos comitês de credenciamento e descredenciamento junto ao Conselho de Usuários, com vistas a ampliar a rede credenciada e buscar soluções para problemas locais de credenciamento.

- Apoiar a criação de representações do Saúde Caixa nos estados.

- Buscar a redução da burocracia.

- Revisão dos normativos do Saúde Caixa, buscando a simplificação de procedimentos, sem comprometer a segurança do plano e o sigilo das informações

- Realizar estudo atuarial para melhorias de cobertura, sem comprometer a viabilidade do Plano.

- Realizar estudo para inclusão de pais com baixa renda, sem comprometer financeiramente o plano.

Da Redação

Notícias Relacionadas