No dia 20 de setembro (sábado), a Caixa Econômica Federal mobilizou todas as suas unidades de Belém, com seus respectivos funcionários, para realizar atendimento específico aos servidores da Prefeitura, tendo em vista a abertura de novas contas para gerir a folha de pagamento de todos os funcionários pᄎblicos daquele órgão.
Em visitas realizadas pelos diretores do Sindicato dos Bancários no dia do Feirão foram identificados problemas sérios na execução da ação extraordinária, como: falta de planejamento para que os empregados realizassem o intervalo de almoço, ausência de controle efetivo da jornada dos empregados, agências superlotadas de clientes, ausência de logística de atendimento e tempo de espera dos clientes superior a 4 horas.
Essas situações foram observadas novamente pelos dirigentes sindicais durante visitas às agências da Caixa realizadas no dia 29 de setembro.
Denúncia ao MPT
O Sindicato dos Bancários do Pará denunciou o caso ao Ministério Público do Trabalho (leia aqui). A entidade sindical solicitou audiência com o Procurador Regional do Trabalho da 8ª Região para que a Caixa apresente soluções para sanar o problema do excesso de trabalho causado pela folha de pagamento da Prefeitura de Belém, além da falta de funcionários nas unidades do banco.
"Esperamos que a empresa implante soluções de estrutura para evitar que se viva em Belém o mesmo que ocorreu em Altamira quando a Caixa assumiu a folha de pagamento de milhares de operários sem ter a mínima estrutura de atendimento", afirma o diretor do Sindicato e empregado da Caixa, Heider Alberto.