Porto Velho RO - O professor Helder Molina, historiador e educador sindical, mais uma vez trouxe um valioso estudo que foi apresentado aos participantes do Curso de Formação de Delegados Sindicais, promovido pelo SEEB-RO e realizado na última sexta-feira, 10 de julho, no Maxiums Hotel, em Ji-Paraná.
Apesar de ter a duração de apenas um dia, o curso serviu para promover a integração dos participantes - que se apresentaram em duplas – estimular a unidade, o pensamento e a opinião, a ampliação de conhecimentos e, sobretudo, elevar aos cursandos a importância da figura do delegado sindical como extensão do Sindicato dentro do ambiente de trabalho.
Com uma programação que contou ainda com a apresentação de vídeos motivacionais e que tratam da história do movimento sindical e de coletividade de classe - o início das relações interpessoais do coletivo em prol de um mais indivíduos - o curso conseguiu fazer com que os participantes entendessem e já pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos, como ficou comprovado nas breves encenações que mostravam, por exemplo, a rotina do delegado sindical, a apresentação do delegado sindical e o chamamento feito aos bancários para a participação ativa nas greves da categoria.
“A convivência de classe só se constrói com a luta coletiva. E é aí que está o papel do Sindicato, que tem a atribuição de promover essa convivência para fortalecer a luta por conquistas e manutenção dos direitos já conquistados. Acham que nossos direitos foram conquistados porque os banqueiros assim o queriam? Não! Tudo o que conquistou até hoje foi por conta das lutas sociais. São, sobretudo, conquistas de um processo civilizatório”, mencionou o professor.
Fonte: SEEB/Rondônia