Notícias

home » notícias

14 de Março de 2014 às 09:57

14/03/2014 - Seeb/Dourados: Palestra “Mulheres nos espaços de poder” cobra igualdade feminina


(Dourados-MS) - Dando continuidade as atividades pela passagem do Dia Internacional da Mulher (8 de março), entidades sindicais CUTistas, entre elas o Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, promoveram nesta quinta-feira (13/03) uma palestra no Sindicato dos Professores (Sinted), com o tema “Mulheres nos espaços de poder”.

A palestrante foi Tchella Fernandes Maso, professora assistente da área de Relações Internacionais na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) Com graduação e mestrado na área e vinculada como pesquisadora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, com o tema Cultura e Relações Internacionais. A mesma têm experiência na área de Relações Internacionais com ênfase em Epistemologias Alternativas e novas agendas, atuando principalmente nos temas: educação, organizações internacionais e América Latina.

Durante a explanação Tchella destacou os avanços conquistados pelas mulheres, frutos da luta e da determinação da própria mulher, mas que a desigualdade entre homens e mulheres ainda está muito longe do ideal e que a mulher precisa cada vez mais ocupar espaços no poder e serem valorizadas financeiramente em igualdade de condições com o sexo oposto.

“É importante que o Dia Internacional da Mulher seja não apenas um espaço de reflexão, mas que a partir dele cada vez mais as mulheres se engajem e se apresentem para ocupar seu espaço na sociedade. A discussão sobre a mulher deve girar em torno não só da violência física, mas também da violência simbólica, com as propagandas e as músicas depreciativas, por exemplo, como muito bem destacou a professora Tchella Fernandes em sua apresentação”. Destacou Ivanilde Fidelis, diretora do Sindicato dos Bancários e uma das organizadoras das atividades.

Apesar dos avanços, o sexo feminino ainda enfrenta inúmeras dificuldades e encontra-se em desigualdade com o masculino. A política é um exemplo. Dos 513 deputados brasileiros, apenas 44 são mulheres, de acordo com o Instituto Patrícia Galvão. A Câmara de Vereadores de Dourados é outro exemplo de desigualdade, dos 19 vereadores da atual legislação, apenas duas são mulheres.

A Data

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, como forma de homenagear as 129 mulheres que morreram carbonizadas na fábrica Cotton, em Nova Iorque, em 1857. As operárias reivindicavam tratamento digno, redução da jornada de trabalho e salário justo.

O episódio provocou uma série de movimentos e campanhas por igualdade e pelo direito ao voto em diversos países. No Brasil, as mulheres só puderam votar em 1932. Hoje, elas representam cerca de 50% da PEA (População Economicamente Ativa) e, quase sempre, têm dupla jornada: além do trabalho formal, são responsáveis pelos afazeres de casa.

Fonte: Seeb-Dourados e Região, por Joacir Rodrigues 

Notícias Relacionadas