Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) realiza, nesta quinta-feira, (15/01), protesto contra a abertura do capital da Caixa Econômica Federal (CEF). A concentração será às 10h, na agência Paiaguás, localizada na Rua Barão de Melgaço, 3465 em Cuiabá-MT.
De acordo com o presidente do Sindicato, José Guerra, o ato é em defesa da manutenção do banco 100% público e que os 100 mil empregados da Caixa rejeitam o anúncio de abertura do capital, feito pela presidenta Dilma Rousseff. “A caixa é patrimônio do povo brasileiro. Não vamos abrir mão desse patrimônio público”, afirma o presidente do SEEB/MT.
O secretário de imprensa e comunicação interino e empregado da Caixa, Luiz Edwiges Batista Filho, explica que a medida representaria o avanço de investidores interessados apenas no lucro financeiro. “A abertura do capital acaba com a vocação social do banco, uma característica de 154 anos. É um equívoco imaginar que investidores estarão comprometidos com a política social implementada pela Caixa como estratégia de governo”, afirma o diretor do Sindicato.
“A história da empresa assim como seu corpo funcional vão para um plano inferior, e isso é rasgar a história de uma das instituições mais importantes do país. Os trabalhadores com certeza terão precarizados sua relação profissional. Estamos cansados de saber que quem investe no social neste país sempre foi o povo brasileiro, através de impostos, que mesmo assim retorna muito pouco para aqueles que realmente precisam, portanto é imprescindível uma ferramenta com capacidade de atender essa grande demanda social. Somente a caixa com sua capilaridade de agências e expertise suficiente na estrutura de atendimento social para dar respostas aos anseios da parcela mais excluída da população”, completa o diretor do SEEB/MT.
O anúncio da presidenta Dilma foi feito no último dia 22 de dezembro, quando a falou sobre a medida, que promoveria mais transparência na instituição. O ato também irá comemorar os 154 anos da Caixa.
Fonte: SEEB/Mato Grosso