Notícias

home » notícias

12 de Maio de 2015 às 23:00

13/05/2015 - Bancários elegem delegados para participar dos congressos nacional e distrital da CUT


Brasília - Durante assembleia geral realizada no dia 29 de abril os bancários e bancárias de Brasília elegeram os seus representantes para o 13º Congresso Distrital da CUT (Cecut), o 12º Congresso Nacional da CUT (Concut) e o Congresso Extraordinário da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN). Eles também discutiram e elaboraram as propostas de resoluções e planos de lutas para a Central nos próximos anos.

Dos representantes eleitos, 41 vão participar do Cecut, 14 do Concut e 22 do Congresso da Fetec-CUT/CN, no dia 22 deste mês, em Cuiabá/MT. Também foram referendados os nomes dos delegados natos: Jacy Afonso, secretário de Organização e Política Sindical, e Daniel Gaio, diretor executivo da CUT Nacional, respectivamente; e Rodrigo Britto,presidente, e Vanessa Sobreira, diretora da CUT Brasília.

O próximo passo será o envio de um texto com as análises e as propostas definidas pela base à CUT Brasília. “Nesse material constarão a realidade do Sindicato e o contexto geral em que está incluído. Seus desafios diários, as dificuldades com a base e os anseios das categorias”, informa o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, ressaltando a importância da mobilização das bases para debater os desafios colocados à classe trabalhadora na atual crise política.

Estratégias de luta

O 13º Cecut será realizado no período de 28 a 30 de maio, na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), no Núcleo Bandeirante, em Brasília.

No Congresso, os trabalhadores vão discutir estratégias de luta para enterrar o PL 4330/04 – que libera a subcontratação ilimitada, precariza o trabalho prejudicando emprego, salários e jornada de trabalho, rouba direitos e tenta fragmentar e enfraquecer a organização sindical.

O Cecut é o preparativo para o 12º Concut, que fechará a discussão realizada nos congressos estaduais. As resoluções serão encaminhadas à CUT Nacional, que sistematizará as propostas para apresentação, discussão e aprovação no Congresso Nacional – que será realizado em outubro. No Cecut será eleita a nova diretoria da CUT Brasília e no Concut, a nova diretoria da CUT Nacional. 

Concut

O Congresso Nacional da CUT (Concut) é o órgão máximo deliberativo dentro da Central Única dos Trabalhadores. Sua principal função é avaliar a última gestão da diretoria da CUT, onde os delegados apontam os pontos positivos e as falhas, e elegem uma nova diretoria. 

O 12º Concut, que ocorrerá em outubro, definirá os eixos e as estratégias de luta para os anos seguintes e posicionamentos sobre a conjuntura, mudanças e consolidações no projeto político-organizativo da Central.

De acordo com orientações da CUT às entidades sindicais, o Concut deverá se constituir também num espaço de reflexão e de debate sobre os problemas que os trabalhadores e as trabalhadoras enfrentam no processo de trabalho e nos desafios colocados para os sindicatos ao fazer a defesa de seus interesses imediatos.

BB e políticas públicas

Os bancários reunidos na assembleia aprovaram documento que defende alinhar as estratégias do Banco do Brasil às políticas inclusivas ao Governo Federal; resgatar o papel da Fundação BB como disseminadora de tecnologias sociais; incrementar o Pronaf e priorizar o Micro Crédito Produtivo Orientado; e restabelecimento do papel do BB no comércio exterior; entre outras.

O presidente da CUT, Rodrigo Britto, também apresentou propostas e contribuições para o 13º Cecut, que foram aprovadas pelos participantes. Entre elas, estão a defesa da democracia pelo fim da criminalização e judicialização das greves e movimentos paredistas realizados pelos trabalhadores por meio de suas entidades de classe e movimentos sociais; pelo fim do fator previdenciário; em defesa das terras indígenas, Quilombolas e por uma reforma agrária popular.

Moção de apoio aos professores

Durante a assembleia também foi elaborada uma moção de repúdio e solidariedade aos professores do Paraná que, na defesa de seus direitos, foram barbaramente agredidos, a mando do governador do Estado, Beto Richa (PSDB). Os bancários lembraram: “Recentemente, nós também fomos vítimas da ação truculenta das polícias Militar e Legislativa, ao tentarmos adentrar a Câmara dos Deputados na defesa de nossos direitos e contra o PL 4330, da terceirização sem limites”.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília

Notícias Relacionadas