Notícias

home » notícias

12 de Dezembro de 2013 às 11:08

12/12/2013 - Bancários de Rondônia protestam contra demissões no Santander


Porto Velho-RO) - Pela segunda vez em pouco mais de uma semana o Santander é palco de protestos por parte de dirigentes do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) que, na manhã desta quarta-feira, 11/12, voltaram a fechar agências em Porto Velho alertando a população sobre a onda de demissões em massa que vem acontecendo em todo o país.

Dessa vez as duas agências localizadas na avenida Sete de Setembro foram fechadas pelos sindicalistas que, utilizando-se de faixas e panfletos, esclareceram aos trabalhadores, a clientes e usuários sobre o corte de 4.542 empregos no banco espanhol nos últimos 12 meses no Brasil, e a redução de 10% do quadro funcional em Rondônia.

A agência Urbana (próxima ao Shooping Cidadão) ficou fechada das 7 às 10, mas a agência da Sete de Setembro entre José de Alencar e Prudente de Morais estará fechada durante todo o dia. O motivo foi a truculência apresentada pelo gerente geral da unidade que, numa nítida prática antissindical, impediu a entrada de sindicalistas que queriam conversar com os funcionários dentro da agência. Para piorar a situação, um outro gestor (por ordem do gerente geral) teve que tirar fotos dos dirigentes sindicais para, potencialmente, servir como ‘evidências’ em futuras ações judiciais contra o Sindicato, numa clara tentativa de intimidação.

“Não tememos nenhuma ação por parte do banco, pois estamos cientes de que esta é uma luta justa contra os desmandos de um banco que, apesar de ter no Brasil o seu maior índice de lucratividade entre todos os países onde o banco está presente, ainda assim demite de forma indiscriminada, sem o menor pudor e sem os menores critérios, demonstrando o desrespeito, a falta de valorização e o descaso com seus funcionários. Um bom exemplo foi um bancário que, mesmo com 27 anos de casa, acometido de doença ocupacional (LER/DORT) e um empregado que sempre atingiu as metas exigidas, foi sumariamente desligado e sem nenhuma justificativa. Ou seja, este banco ‘presenteia’ seus funcionários agora, às vésperas do Natal, com demissão”, destacou Clemilson Farias, diretor de Imprensa do SEEB-RO e funcionário do banco.

Fonte: Seeb/Rondônia - Rondineli Gonzalez


Notícias Relacionadas