POR MANOEL FAÇANHA - SEEB/Acre
Rio Branco AC - Depois do Outubro Rosa, será a vez do Novembro Azul. A ação visa despertar entre os homens à política da prevenção ao câncer de próstata.
No mês de julho, comemorou-se o Dia Nacional da Saúde do Homem. Na época, a Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT/AC), através da professora Rosana Nascimento, presidente da entidade, convidou o urologista Mauro Cezar Trindade para palestrar para os trabalhadores.
O médico falou por quase uma hora sobre aspecto da saúde, apresentando dados estatísticos, inclusive de expectativa de vida do homem brasileiro (os homens morrem em média 6 anos mais cedo que as mulheres). O profissional de saúde aproveitou o momento para orientar e esclarecer dúvidas a respeito do câncer de próstata. O tema sempre traz certo constrangimento entre os indivíduos do sexo masculino, isso pelo fato do diagnóstico clínico ser realizado através do toque retal.
De acordo com o médico Mauro Cezar Trindade, o preconceito entre os homens ainda é grande para a realização do clínica do exame, mas alerta que precisa ser quebrado, pois quanto mais rápido diagnostico, mas rápido pode ser a cura.
Recentes avanços em biologia molecular aumentaram o nosso entendimento do processo da carcinogêneas e sua interrelação com fatores ambientais e genéticos. A prevenção é a principal arma que dispomos para interferir neste complexo fenômeno da carcinogênese e impedirmos o aparecimento do tumor.
Sendo eficaz, certamente levará a diminuição da incidência de câncer e sua consequente mortalidade.
É uma glândula do tamanho de uma noz que só os homens têm. Fica logo abaixo da bexiga na frente do reto e envolve a uretra tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.
No estágio inicial pode não haver nenhum sintoma. Dificuldade para urinar pode ser sintoma de câncer, mas também de hiperplasia benigna um aumento da próstata comum em homens idosos. Consulte seu médico se sentir os seguintes sintomas.
A descoberta precoce da doença é feita pela combinação de um exame de sangue, que avalia os níveis de PSA (antígeno prostático especifico), e pelo exame de toque retal.
Com certeza! Ele permite que o médico sinta se há nódulos ou tecidos endurecidos, indicativos da existência do câncer. É justamente na área da glândula que pode ser alcançada pelo reto que começa a maioria dos canceres de próstata. O exame é rápido, não dói, embora cause um desconforto. O toque retal é menos preciso do que o exame de PSA, mas as vezes é capaz de detectar tumores em homens com PSA normal.
Todo homem precisa fazer a partir dos 40 anos.
Descobrir cedo a doença aumenta as chances de cura. Por isso o rastreamento pela combinação do PSA e toque retal são fundamentais!