Notícias

home » notícias

11 de Agosto de 2015 às 23:00

12/08/2015 - Bancários entregam pautas; primeira negociação, sobre emprego, é dia 19


Brasília - O Comando Nacional dos Bancários entregou na manhã desta terça-feira (11) à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a pauta geral de reivindicações da categoria, aprovada na 17ª Conferência Nacional. A primeira rodada de negociações já está marcada para o dia 19 e vai debater emprego, uma das prioridades da Campanha 2015.

Também foram entregues ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal as minutas específicas dos bancários, aprovadas em junho nos respectivos congressos dos bancos públicos.

 

Para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), os trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho, com o fim do assédio moral e das metas abusivas, reajuste de 16% (com aumento real de 5%), valorização do piso com base no salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários, garantia de emprego e vales-alimentação e refeição maiores.

Caixa

 

Entre as reivindicações entregues à direção da Caixa, os empregados pedem melhorias nas condições de trabalho, mais contratações, fim do programa Gestão de Desempenho de Pessoas (GDP), combate às metas abusivas e a defesa da isonomia. 

Questões como a terceirização, prevenção do assédio moral e sexual, condições de trabalho para os deficientes, combate às metas abusivas, medidas de garantias em caso de assaltos e sequestros para as vítimas e familiares e melhoria na política da Caixa para os casos envolvendo saúde mental e de suicídio também estão entre as prioridades.

 

BB

Já os funcionários do BB vão intensificar da luta por melhorias no PCR, pagamento das substituições, mais contratações, melhores condições de trabalho, combate e punição ao assédio moral. Também reivindicam o cumprimento da jornada de 6 h sem redução de remuneração.

Eles reivindicam ainda um plano de carreira (PCR) que valorize o funcionalismo, estipulando como piso o salário mínimo do Dieese e o interstício na tabela de antiguidade de 6%, um valor maior das letras de mérito e com um tempo menor para adquirir.

 

Os bancários também cobram uma solução relacionada à questão dos 15 minutos de intervalo das mulheres antes das horas extras.

 

Calendário de atividades e negociações
19/08 Emprego
24 a 28/08Atividades da Semana dos Bancários
02/09Saúde e Condições de Trabalho
09/09Segurança
16/09Remuneração

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação


Notícias Relacionadas