Notícias

home » notícias

12 de Maio de 2015 às 11:16

12/05/2015 - HSBC revoga demissão de bancária portadora de LER/Dort após pressão do SEEB/RO


Porto Velho RO - Uma bancária da agência Urbana do HSBC (ao lado do terminal rodoviário de Porto Velho), demitida no final de março deste ano, foi reintegrada ao serviço após o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) pressionar o banco inglês a rever a situação da trabalhadora que é portadora de doença ocupacional, ou seja, LER/Dort adquirida no exercício da função.

A bancária – uma das muitas vítimas da onda de demissão que atingiu funcionários de todo o país, sendo quatro somente em Rondônia até o 1º de abril –, tinha mais de 20 anos de dedicação ao banco, sendo que, neste período, acabou sendo lesionada por conta dos esforços repetitivos inerentes à sua função e, por isso, chegou a ser afastada pelo INSS.

Mas nem essa delicada situação foi suficiente para comover o banco, que a desligou impiedosamente mesmo após o médico do próprio banco ter atestado que a bancária era inapta para ser demitida.

O Sindicato, ao tomar conhecimento do caso, procurou a bancária e a orientou a procurar um médico ortopedista para realizar novos exames clínicos e complementares, a fim de comprovar a doença ocupacional. Com todos os exames comprovando a doença, o Sindicato entrou em contato com a Gerência de Recursos Humanos do banco, em Curitiba (sede do banco) e exigiu que o banco revogasse a demissão imediatamente.

A GRH solicitou do SEEB-RO a documentação médica da bancária e, após análise da área médica do próprio banco, decidiu, na última quinta-feira, 7/5, revogar a demissão e reintegrar a trabalhadora ao quadro funcional da agência.

“O fato de o banco reconhecer a doença da bancária, e reintegrá-la administrativamente ao trabalho, é de muita importância, pois isso comprova que é possível resolver problemas como esse de forma coerente, com diplomacia, evitando assim uma longa e desgastante batalha judicial. E é de conhecimento de todos que em casos de demissões de funcionários portadores de lesões ocasionadas pelo esforço do trabalho, a Justiça do Trabalho em Rondônia tem se mostrado firme em favor dos trabalhadores”, mencionou José Pinheiro, presidente do SEEB-RO.

Fonte: SEEB-RO


Notícias Relacionadas