Proposta de criação dessa bancada foi apresentada durante o seminário Caixa 100% Pública, realizado no dia 25 de fevereiro deste ano, por iniciativa da Fenae e da deputada federal e empregada do banco, Erika Kokay (PT/DF). Apoio dos parlamentares a essa mobilização é muito importante
Brasília - O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Caixa Econômica Federal está confirmado para quinta-feira, dia 14 de maio, em Brasília (DF). A proposta de criação dessa bancada foi apresentada durante o seminário Caixa 100% Pública, realizado no dia 25 de fevereiro deste ano, por iniciativa da Fenae e da deputada federal e empregada da Caixa, Erika Kokay (PT/DF). O ato será no auditório Freitas Nobre, Anexo IV da Câmara dos Deputados, a partir das 8h30, com café da manhã.
Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, "mesmo o governo já tendo anunciado que o capital da Caixa não será aberto, o que foi uma grande vitória dos trabalhadores em todo o país, é importante que os empregados e a sociedade como um todo continuem mobilizados em defesa da Caixa como um banco 100% público, voltado para as políticas públicas e propulsor do desenvolvimento econômico do país”. Ele destaca que o apoio dos parlamentares a essa mobilização é muito importante.
Essa frente parlamentar foi criada oficialmente em 22 de abril, ocasião em que foram eleitos para compor a mesa os seguintes parlamentares: Daniel Almeida (PCdoB/BA), presidente; Erika Kokay (PT/DF), primeiro vice-presidente; José Carlos Nunes Júnior (PT/MA), segundo vice-presidente, além dos coordenadores Assis Carvalho (PT/PI), Edmilson Rodrigues (PSOL/PA) e José Stédile (PSB/RS).
A deputada Erika Kokay afirma que "a Caixa é muito valiosa ao povo brasileiro". A parlamentar lembra que o banco tem sido o principal articulador das políticas públicas que mudaram a história do país, sobretudo nos últimos 13 anos.
Audiência pública no Paraná
No próximo dia 22 de maio, em Curitiba (PR), acontece uma audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná para instalar o Fórum Paranaense em Defesa da Caixa, cuja criação foi deliberada em reunião entre representantes de diversas entidades de empregados do banco, realizada em 3 de março.
O objetivo é o de dialogar com entidades representativas da sociedade, buscando a defesa da Caixa. Caberá a esse fórum planejar ações e eventos para mobilizar parlamentares e executivos, de modo a esclarecer sobre o papel da Caixa no Paraná. Reuniões periódicas serão promovidas em unidades do banco e nas sedes de entidades da sociedade civil.
O Fórum Paranaense em Defesa da Caixa contará com a participação das seguintes entidades: Fetec e seus 10 sindicatos dos bancários filiados (Curitiba, Londrina, Arapoti, Apucarana, Umuarama, Campo Mourão, Toledo, Paranavaí, Vale do Paranhana e Cornélio Procópio), Feeb, Apcef, AEA, Agecef, Aneac, Advocef, CUT e deputado estadual Tadeu Veneri (PT).