Brasília - A luta encabeçada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília por mais contratações na Caixa segue firme e nesta quarta-feira (4) a entidade participou do Programa de Integração e Ambientação à Caixa Econômica Federal com 11 novos empregados.
O secretário de Formação, Antonio Abdan, deu as boas-vindas aos novos trabalhadores e destacou a atuação do Sindicato, em conjunto com os empregados, na luta por mais contratações, melhores condições de trabalho e atendimento, e pela manutenção e ampliação de direitos.
“Somos uma categoria unificada e organizada nacionalmente. Os bancários de todo o país têm os mesmos direitos garantidos a partir da nossa luta e mobilização. É importante que vocês que chegaram agora também se juntem a nós para continuarmos fortes”, comenta Abdan.
A luta pela manutenção da Caixa 100% pública também foi pauta da conversa com os novos bancários.
“A Caixa pública não é importante só para os empregados, mas também para a sociedade. A empresa tem como marca uma política em prol da igualdade social no país, além de ser instrumento do governo para a execução de programas sociais, fomentar a economia e tantas outras ações voltadas para a população”, afirma o diretor da Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN) Enilson da Silva.
Daniela Martins, 33 anos, está entre os 11 recém-empossados na Caixa. Ela veio de Barreiras (BA) para trabalhar em Brasília. Daniela é bancária há 12 anos (anteriormente em bancos privados) e pretende seguir carreira na Caixa.
“Já faço parte da categoria e estou feliz em entrar na Caixa. Meu objetivo é seguir carreira na empresa”, comenta Daniela.“Acredito também na importância do Sindicato para nossa categoria, que é nosso defensor durante as negociações e discussões com os bancos”, completa.
Reunião com aprovados
Ainda na quarta, o Sindicato se reuniu com os aprovados do concurso da Caixa de 2014, na sede da entidade. Diante da necessidade de mais pessoal para melhorar as condições de trabalho e atendimento, o Sindicato cobra da empresa mais agilidade nas contratações.
“Nessa última turma foram apenas 11 empossados. Sabemos que a Caixa tem condições de contratar mais e com mais agilidade. São muitas agências com necessidade de mais bancários para atender a população e amenizar a sobrecarga de trabalho”, frisa o diretor do Sindicato José Herculano.
Os diretores do Sindicato Wandeir Severo, Antonio Abdan e Fabiana Uehara, e o diretor da Fetec-CUT/CN Enilson da Silva também participaram do encontro com os aprovados.
Thaís Rohrer
Do Seeb Brasília