(Porto Velho-RO) - O SEEB-RO iniciou nesta semana visitas às agências bancárias e cooperativas de crédito de Rondônia a fim de eleger os representantes que irão participar 8º Congresso Estadual dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro (Coban), que acontece nos dias 29 e 30 de março, no município de Ouro Preto do Oeste.
Pelo menos 150 pessoas, entre bancários, cooperativários e convidados especiais são esperados para participar do congresso nas dependências do hotel-fazenda Coimbra Selva Park.
A definição dos nomes dos trabalhadores destes ramos financeiros se dará respeitando os critérios de uma pessoa para um número de 25 funcionários em cada unidade, ou fração igual ou superior a cada 13 trabalhadores pó unidade. Ou seja, se numa agência bancária, por exemplo, atuarem 25 bancários (um representante), e mais 13 trabalhadores (ou número superior a 13), será definido mais um representante, confirmando dois representantes para esta unidade.
O COBAN
No congresso serão discutidos temas como campanha nacional 2014, assédio moral, LER/DORT, segurança e melhores condições de trabalho. No entanto, diferentemente do Encontro Estadual – que acontece todos os anos – o Coban acontece somente a cada três anos e serve, principalmente, para avaliar a gestão do sindicato representativo da categoria, projetar as metas de ação para o próximo triênio e até mesmo para promover alterações no estatuto da classe.
“É a oportunidade que todos nós temos de refletir com profundidade a ação sindical no Estado de Rondônia”, esclarece o presidente do sindicato, José Pinheiro.
PALESTRANTES
No Coban estarão presentes palestrantes renomados e que deverão ampliar os debates e as pautas entre os bancários e demais trabalhadores do ramo financeiro.
São eles Carlos Cordeiro (presidente da Contraf-CUT), professor Roberto Heloani, professor Helder Molina, José Avelino (presidente da Fetec/CN), Sergio Luiz Campos Trindade (representante do Banco da Amazônia e do SEEB/Pará), Rafael Zanon (representante do Previ-BB) e Jair Ferreira, vice-presidente da Fenae.
Fonte: Rondineli Gonzales - Seeb/Rondônia