(Brasília) - O Sindicato dos Bancários de Brasília e o BRB voltaram a se reunir nesta terça-feira (11) para a discussão de alterações no PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração).
De inᆳcio, o banco solicitou que a apresentação da proposta de unificação dos benefícios educacionais ficasse para outra reunião, por força de questões operacionais que impediam que isso fosse feito no encontro desta terça, conforme havia ficado previamente agendado. Com isso, o assunto foi transferido para nova reunião, a ser realizada no próximo dia 18, quando também haverá a apresentação da reestruturação. Dentro desse processo, a propósito, o banco informou que está em curso a realocação de gerências de área na Direção Geral (DG), ao mesmo tempo em que está havendo modificações nas agências, em função da criação da centralizadora de serviços de retaguarda de crédito rural.
Indagado sobre a situação de nomeações e designações, o banco afirmou que, embora estejam temporariamente suspensas por conta da reestruturação, todas as pessoas aprovadas nos processos seletivos serão oportunamente efetivadas, inclusive os gerentes de negócio júnior. No caso deles, a efetivação dependerá, também, de alterações que estão em curso, na determinação do número de gerentes em cada um dos níveis - master, sênior, pleno e júnior.
PCCR
Quanto ao PCCR, foram discutidas questões relativas às carreiras. O Sindicato reiterou a reivindicação de valorização em função de capacitação (especialização, mestrado, doutorado), seja na adoção de um “plus” salarial ou melhoria na concessão de padrões quando da promoção ao final de cada um dos níveis, já prevista no PCCR.
O Sindicato reivindicou também a alteração da jornada das carreiras de auxiliar de Enfermagem do Trabalho, técnico em Segurança do Trabalho e advogados para 30 horas, dentro da perspectiva de unificar a jornada destes cargos por considerá-los técnicos. Solicitou ainda informações sobre as carreiras, em extinção, de analistas de Organização e Sistemas e técnicos de Processamento de Dados, reivindicando a equiparação da remuneração dos analistas de OS à remuneração dos analistas de TI, reiterando a reivindicação de correção do piso desta e, consequentemente, daquela.
O banco solicitou um tempo para estudos sobre as reivindicações. Foi agendada nova negociação para o dia 28 próximo, ocasião em que a instituição trará respostas para essas demandas, e também serão discutidos aspectos sobre processos seletivos internos.
Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, os diretores da entidade Antonio Eustáquio, Ronaldo Lustosa, Cristiano Severo e Daniel de Oliveira, e o diretor da Federação Centro-Norte (Fetec-CN/CUT) André Nepomuceno.
Fonte: Seeb/Brasília - Da Redação