Escrito por Manoel Façanha - Seeb/Acre
(Rio Branco-AC) - A partir desta terça-feira (11) até a última semana do mês de fevereiro, ocorrem as eleições de delegados sindicais da base dos municípios acreanos. O processo eleitoral começou logo pela manhã terça-feira, quando a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre, representada pelos companheiros Jorge Nicheli, Nilton Ademir e Ezequiel Drumond, esteve na unidade da Caixa Econômica, na cidade do Bujari. Também nesta terça-feira, o presidente Edmar Batistela e o diretor Marcos Antonio iniciaram o processo eleitoral no Alto Acre.
A escolha dos novos delegados continua nesta quarta-feira, precisamente na capital, quando da eleição dos delegados da unidade do Banco da Amazônia, agência Metro e Superintendência. O processo democrático continua nas unidades do Alto Acre na agência da Caixa Econômica (Porto Acre).
Na próxima semana, os diretores Jorge Nicheli, Deborah Fernanda, Mário César e Nilton Ademir realizam a eleição de delegados no Vale do Juruá, Envira, além do Iaco [Manuel Urbano e Sena Madureira].
Neste período serão escolhidos 12 delegados sindicais que irão fortalecer a luta dos trabalhadores do ramo financeiro nos municípios acreanos.
De acordo com o presidente Edmar Batistela, a eleição dos delegados sindicais é uma conquista da categoria incluída no acordo coletivo de trabalho.
Edmar explicou que o representante de base é uma peça imprescindível para a organização dos trabalhadores nas agências bancárias, pois dinamiza a atividade sindical, as campanhas coletivas e a composição de conflitos onde se desenrolam as relações individuais e coletivas entre empregados e empregadores.
Todos os funcionários filiados ao Sindicato podem votar. As inscrições são feitas por meio de formulário de qualificação e a eleição (votação e escrutínio) é realizada pelos diretores do Sindicato, em data divulgado em edital específico.