Brasília - Em assembleia realizada na terça-feira (9), na sede da Poupex, os funcionários da associação aprovaram a instalação de Comissão de Conciliação Voluntária visando à negociação das 7ª e 8ª horas.
Esta situação decorre da constatação de que há várias funções desempenhadas hoje na Poupex, cuja jornada deve ser de 6 horas, e atualmente os funcionários fazem 8 horas. A empresa implantará em janeiro de 2015 o novo Plano de Cargos e Salários (PCS), e, a partir da análise de consultoria contratada para auxiliar na elaboração deste novo plano, se constatou a necessidade de adequar a situação das funções comissionadas que devem ter jornada de 6 horas. A Poupex, com a implantação do novo plano, adequará a jornada destes funcionários, porém, os anos trabalhados com sobrejornada são devidos a estes funcionários.
Outra preocupação do Sindicato é sobre as possíveis funções que não estão no rol apresentado pela Poupex a partir da consultoria que auxiliou na elaboração o novo PCS. “Sobre isto, o Sindicato solicita atenção dos funcionários da empresa para que, caso tenham dúvida quanto à sua jornada, se sua função se enquadra em jornada de 6 ou 8 horas, que procurem o Sindicato para esclarecimentos”, observa o diretor do Sindicato Raimundo Dantas.
“Caso se constate alguma outra função cuja jornada deve ser adequada às 6 horas, o Sindicato cobrará da empresa, tanto a adequação desta jornada quanto o pagamento das horas extras feitas indevidamente”, afirma o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio.
“O Sindicato esclarece ainda que a conciliação é individual e caberá a cada funcionário participante optar por celebrar ou não o acordo. Ressalta também que nas conciliações haverá advogados da assessoria jurídica e representante do Sindicato no papel de conciliador”, explica o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Wescly Queiroz.
Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação