Notícias

home » notícias

10 de Junho de 2015 às 23:00

11/06/2015 - Fórum em defesa das estatais do DF avança contra venda de ações do BRB




Na terça-feira (9), em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), foi realizada grande assembleia dos trabalhadores da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), organizada pelo Sindágua, o sindicato dos trabalhadores daquela empresa. Esta assembleia fez parte da mobilização dos trabalhadores das estatais contra o projeto 467, que permite a venda de ações destas empresas. 

O Sindicato dos Bancários de Brasília e o STIU, sindicato dos trabalhadores da Companhia Energética de Brasília (CEB), estiveram representados na assembleia, e puderam se expressar neste evento, realizando assim o primeiro ato da união das três entidades que compõem o Fórum em defesa das estatais do DF.

Durante a assembleia, os sindicalistas conseguiram uma audiência com o deputado distrital Ricardo Vale (PT-DF), ocasião em que expressaram seu repúdio ao projeto e as motivações por serem contra esta venda de ações propostas pelo GDF. O parlamentar reiterou sua posição de rejeição ao projeto, e afirmou que toda a bancada do PT na Câmara Legislativa, formada por quatro deputados, está contra a proposição.

Após a audiência com o deputado Ricardo Vale, os sindicalistas foram ao gabinete do deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF) buscar informações sobre um requerimento da bancada do PT na Câmara para a realização de uma audiência pública na quarta-feira (17). O objetivo da reunião foi debater a proposição. 

Na ocasião, foi apresentado o requerimento, e afirmado que a data para a audiência pública estava agendada, porém precisava da confirmação do plenário da CLDF, o que ocorreu na noite da terça. Desta forma, está agendada para o próximo dia 17, às 9h, no plenário da Câmara, a audiência pública para debater o projeto do governo Rollemberg. 

“Estamos em uma onda crescente de mobilização contra o PLC 467. Temos de lutar pela PLR (Participação nos Lucros e Resultados) do segundo semestre de 2014, que o banco insiste em não pagar, mas fundamentalmente temos de lutar pela manutenção do BRB essencialmente público, pois a entrada de sócio privado pode desvirtuar o papel do banco, e com certeza atacar conquistas dos bancários”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que é bancário do BRB e representa o Sindicato no Fórum. 

“Os bancários do BRB têm de dar uma demonstração de força e unidade neste momento em que mais uma vez o futuro do banco está em jogo. A determinação do governo Rollemberg é aprovar o projeto ainda neste semestre. Nossa reação, juntamente com os trabalhadores da CEB e da Caesb, será o diferencial para convencer os deputados da CLDF a enterrarem este projeto nocivo às empresas estatais do DF”, concluiu o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno, que também é bancário do BRB e integra o Fórum. 

Participe do ato!

O Sindicato dos Bancários de Brasília convoca todas as bancárias e bancários do BRB a comparecerem a um grande ato conjunto que será realizado no dia 17, em frente à Câmara Legislativa do DF, para protestar e mostrar nossa indignação contra o nefasto projeto 467, que pode resultar na privatização do BRB e das outras empresas do DF. O ato ocorrerá no momento em que estará sendo realizada a audiência pública sobre o referido projeto no plenário da CLDF. 

Da Redação

Notícias Relacionadas