Notícias

home » notícias

10 de Maio de 2015 às 23:00

11/05/2015 - SEEB/Brasília: Aprovados em concurso do BRB fazem ato na sede do banco


Brasília - Mais uma vez, o Sindicato, em conjunto com concursados do BRB, deflagrou uma campanha por mais contratações no banco. Na quinta-feira (7), foi realizado um ato na sede do BRB (Edifício Brasília) para cobrar da instituição financeira novas contratações.

O próprio BRB reconhece a necessidade de mais funcionários como consta na página de transparência do Governo do Distrito Federal (GDF). Há também uma cláusula do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos bancários do BRB que assegura a contratação de pelo menos 145 novos bancários agora em 2015. Porém, o fator mais importante a indicar a necessidade de novas contratações decorre da realização de horas extras e o aumento do adoecimento dos bancários do BRB, muitas vezes ocasionado pela sobrecarga de trabalho. Com relação à horas extras, o próprio banco proibiu sua realização, e isso só será possível com mais funcionários, especialmente nas agências.

“Há um contingente de concursados aguardando convocação, e há a necessidade do banco. Estes companheiros concursados passaram por um processo rigoroso de seleção, e estão aptos a contribuírem com o BRB. Portanto, o banco deve convocá-los para que estes possam reforçar especialmente o atendimento, que já é considerado um diferencial pela clientela, diferencial este que não pode se perder por falta de funcionários, e sim ser aprimorado”, afirmou o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira, que também é bancário do BRB.

A deputada federal e bancária Erika Kokay (PT-DF) e um representante do deputado distrital Reginaldo Veras (PDT-DF) estiveram presentes no ato. Na ocasião, eles, juntamente com o Sindicato e representantes dos concursados, se reuniram com o presidente do BRB, Vasco Gonçalves. 

Na reunião, foram entregues duas moções: uma da Câmara dos Deputados, com a assinatura de todos os deputados federais pelo DF, e uma da Câmara Legislativa, com a assinatura de todos os deputados distritais, cobrando do banco mais contratações.

Indagado, Vasco respondeu que o banco está ultimando estudos que apontem o real número de novos funcionários necessários para contratação, tanto escriturários quanto analistas de TI. Vasco afirmou ainda que, no mínimo, os 145 acordados com o Sindicato serão contratados e que este número pode ser maior. 

Questionado sobre o prazo, Vasco afirmou que o Conselho de Administração do banco determinou o prazo máximo de 120 dias a contar de 28 de abril para a conclusão deste estudo. Porém, Vasco disse que o estudo deverá ser concluído em prazo inferior.

Erika Kokay afirmou que seu gabinete, assim como certamente o gabinete do deputado Reginaldo Veras, bem como o Sindicato, estarão atentos para este prazo, e solicitou ao banco a comunicação do resultado do estudo tão logo ele esteja concluído.

Por fim, o Sindicato afirmou no ato que, além de acompanhar a conclusão do estudo apontado por Vasco, os concursados não podem se dispersar, pois, caso o banco demore, novas ações devem ser realizadas, visando pressionar o banco e o governo Rollemberg para efetivar as contratações.

Fonte: SEEB/Brasília - Da Redação

Notícias Relacionadas